Relatório 2019

Apresentação


Implantação do Programa Ecos nas Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Presença nos Estados

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB

Capacitação

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável correlacionados:

4

Educação de qualidade

12

Consumo e produção responsáveis

13

Ação contra a mudança global do clima

Número total de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

  • Sesc - 62
  • Fecomércio - 42
  • Senac - 31
  • IFPD - 2

Conheça as Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e os Departamentos Regionais do Sesc e Senac que realizam a implantação do Ecos em 2019:

MARANHÃO | Número de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

MARANHÃO | De forma geral, como você avalia o curso?

RIO DE JANEIRO | Número de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

RIO DE JANEIRO | De forma geral, como você avalia o curso?

RORAIMA | Número de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

RORAIMA | De forma geral, como você avalia o curso?

PARAÍBA | Número de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

PARAÍBA | De forma geral, como você avalia o curso?

ACRE | Número de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

AMAZONAS | Número de colaboradores capacitados em sustentabilidade corporativa

AMAZONAS | De forma geral, como você avalia o curso?

Objetivo Ecos x ODS

Comitê de Coordenação Nacional do Programa Ecos

Grupo Gestor Ecos

Perspectivas Estratégicas

  • Em janeiro foi realizada uma campanha institucional sobre o Ecos na Minha CNC na comunidade Sustentabilidade. Foram veiculadas 18 postagens explicativas abordando a missão, visão, perspectivas estratégicas, os objetivos, os indicadores de sustentabilidade e a ferramenta de boas práticas ambientais.
  • Foi realizada a inclusão de informação institucional explicativa sobre o Ecos – Programa de Sustentabilidade no site da CNC com o objetivo de tornar público e divulgar o escopo de atuação do programa.
  • O folheto institucional digital foi criado com o objetivo de disseminar informação sobre a atuação do programa, bem como de sua metodologia de trabalho, sem a necessidade da impressão em papel.
  • O Programa Ecos foi tema de trabalho dos Jovens Aprendizes da CNC na Semana do Jovem Aprendiz promovida pelo Senac em maio. Ana Elisa Guimarães, uma das jovens, conta que se sentiu orgulha em apresentar a empresa e o programa “a CNC e o Ecos encontram equilíbrio entre modernidade e sustentabilidade, que além de incentivar novas ideais na empresa, mudam a nossa forma de ver o mundo”. A jovem também influenciou pessoas “alguns sabiam superficialmente o que esse tema aborda, mas ver o que a sustentabilidade pode causar, realmente comoveu, vi que eles ficaram engajados, e que vão levar a ideia paras as empresas em que trabalham”, acredita a jovem.
  • Em promoção educacional ao Dia Mundial do Meio Ambiente, foi realizada em junho a Rodada Sustentável, um painel para debate de temas, no Rio de Janeiro e em Brasília. Além disso, foram lançadas as campanhas internas #Mude1Hábito e doação de tampinhas de plástico sem metal.
    CNC-RJ – Durante o evento foram discutidos o combate ao desperdício de alimentos com o Mesa Brasil Sesc Rio e a coleta seletiva na cidade do Rio com a Comlurb, além disso o projeto Sesc + Verde apresentou o trabalho realizado nas unidades do Sesc-Rio e deu dicas simples de práticas sustentáveis para o dia a dia, que podem ser incorporados em nossos hábitos de vida e que ajudam o meio ambiente. Também foram realizadas oficinas de plantio.
    CNC-DF – O Mesa Brasil do Distrito Federal e a Embrapa abordaram a questão do combate ao desperdício de alimentos no Brasil e falaram sobre Alimentação x Desperdício. A Associação Recicle a Vida explicou sobre a coleta seletiva e a reciclagem, e mostrou a responsabilidade do indivíduo, pelos resíduos gerados, e das empresas.
  • A campanha #Mude1Hábito incentivou os colaboradores da CNC a terem atitudes sustentáveis no dia a dia e a postarem em suas redes sociais para compartilhar essa nova forma de agir. As colaboradoras Marisa de Oliveira Barbosa, Sabrina Azevedo da Silva e Beatriz Dias da Costa foram as primeiras a aderir à campanha #Mude1Hábito e a postaram suas atitudes sustentáveis no Instagram, após o evento da Rodada Sustentável. Por isso, elas ganharam um kit com canudos de inox e escova para limpeza.
  • A campanha para coleta de tampinhas teve como objetivo a causa socioambiental, ao encaminhar as tampinhas para a reciclagem, impedindo que elas acabam no aterro sanitário, e transformando-as em nova matéria-prima. Foram arrecadadas 131,67 Kg de tampinhas de plástico sem metal que foram doados aos projetos Tampinha Mania, Rodando com Tampinhas e Rio Eco Pets. (inserir imagens para ilustração)
  • Como parte do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do edifício de Brasília, a CNC realiza, por meio do Programa Ecos, desde 2012, uma capacitação no tema da coleta seletiva solidária para sensibilizar e engajar os colaboradores da empresa prestadora do serviço de limpeza. Além disso, a empresa Dinâmica abordou os seguintes temas: Sustentabilidade; Segurança no Trabalho; Normas de manuseio de produtos químicos e equipamentos de limpeza; Revisão do Programa Compliance e Política de Qualidade ISO 9001.
  • A campanha Operação Livre de Plástico sensibilizou os colaboradores da CNC a devolver suas canecas de água e xícaras de café do Ecos, da primeira versão, para serem higienizadas e reaproveitadas no uso das copas internas, que tiveram os descartáveis retirados. Em troca, todos receberam a nova ferramenta de boas práticas ambientais contendo um copo, uma xícara, uma sacola retornável e um pin do Ecos. Além disso, os colaboradores degustaram um delicioso chocolate quente do Senac Downtown e foram sensibilizados sobre o uso da nova ferramenta. Diversas peças de comunicação interna foram utilizadas para engajar o público interno, e os próprios colaboradores participaram como astros da campanha, que teve adesão pretendida e atingiu a meta de recolhimento suficiente para a disponibilidade nas copas.
  • No espaço Ecoando Conhecimento fica disponível o empréstimo de livros, revistas, relatórios e vídeos sobre a temática da sustentabilidade. Para conhecer o acervo basta o colaborador(a) ir até o espaço de convivência, na Gerência de Documentação e Informação (GDI), no 2º andar do prédio da CNC/RJ, ou solicitar empréstimos e mais informações pelo e-mail atendimentogdirj@cnc.org.br.
  • Criado e administrado pelo Departamento Nacional do Sesc, o Blog e Twitter do Ecos visam disseminar informações do programa em todo o Brasil. Acompanhem nos endereços: http://programa-ecos.blogspot.com/ e https://twitter.com/programaecos.
  • Em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) é realizada uma apresentação do programa e de suas atividades aos novos colaboradores, que chegam a CNC, e a entrega da ferramenta de boas práticas ambientais com xícara e copo reutilizáveis, sacola retornável e pin para ser colocado no cordão do crachá. Todo o material deve ser utilizado no ambiente corporativo visando a mitigação do uso dos descartáveis.
  • Em janeiro, a CNC doou para a Cooperativa Transformando 77 camisas usadas pelos jovens aprendizes, nos últimos anos. O material será totalmente reutilizado como matéria prima na confecção de enchimento de almofadas e em outros projetos de costura. Segundo Erica Abreu, presidente da cooperativa, o objetivo é aterrar menos material possível. Eles fazem tanto reaproveitamento quanto reciclagem.
  • Foi realizado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do prédio do Rio de Janeiro com vistoria técnica do prédio, gravimetria do resíduo gerado em um dia de trabalho, criação do documento legal do PGRS, visita a cooperativa de catadores parceira do Ecos, capacitação dos colaboradores da Luso Brasileira sobre gestão de resíduo sólido e coleta seletiva.
  • Foi realizado um estudo de viabilidade técnica para instalação de placas fotovoltaicas no prédio da CNC no Rio de Janeiro a fim de proporcionar a geração de energia renovável. No entanto, o estudo concluiu que a instalação não era satisfatória, devido ao espaço insuficiente do telhado do prédio para instalação das placas e captação solar.
  • A CNC recebeu o certificado TI Verde, que é entregue às instituições que participam do Projeto Floresta Microcity. O projeto consiste na neutralização da emissão de carbono, emitido na atmosfera pelo processo de uso de todos os equipamentos ativados pela Microcity, através do plantio de árvores. Ao todo, foram neutralizados 10.425 quilos de carbono (CO2) pelo uso no período de setembro de 2018 a agosto de 2019.
  • A nova CNC Notícias está certificada com o Selo FSC. Essa certificação é uma garantia de origem que permite ao comprador uma opção mais consciente que não degrada o meio ambiente e contribui para o desenvolvimento social e econômico das comunidades florestais. O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. Com a contratação de gráficas certificadas pelo Selo FSC, a CNC reforça seu compromisso com o desenvolvimento social sustentável.
  • Desde 2017 a CNC, por meio da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (GETI), contribui com o Programa de Logística Reversa da Simpress. Em 2019, foram enviadas 240 unidades de toners (entre Rio de Janeiro e Brasília) a fim de minimizar o impacto ambiental.Por meio de parceiros qualificados e detentores de licenças legais, as coletas realizadas pela Simpress na CNC são enviadas aos parceiros para devida descaracterização, destruição e destinação final de forma ambiental e socialmente correta.
  • Desde 2017 a CNC aderiu ao Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da TerraCycle e todas as esponjas de limpeza utilizadas nas copas são enviadas para o processo. As copeiras, os garçons e o encarregado da equipe de limpeza e conservação são agentes diretos da ação de reciclagem. Em 2019, foram enviados para a logística reversa da TerraCycle 398 unidades de esponjas (entre Rio de Janeiro e Brasília).Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como separação, moagem, micronização e extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, que é vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.
  • Desde 2016, a CNC disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para coleta do óleo de cozinha usado pelos colaboradores como responsabilidade socioambiental. Cada litro de óleo descartado de forma incorreta, pode contaminar milhares de litros d’água.Se você usa óleo de cozinha, participe da iniciativa e preserve o meio ambiente, contribuindo com o descarte correto. Em troca você recebe produtos de limpeza.

A cada 2 litros de óleo = 1 detergente

DF

0
litros

troca por 14 detergentes

RJ

0
litros

troca por 24 detergentes

TOTAL

0
litros

troca por 38 detergentes

Parceiro em Brasília:

Parceiro no Rio de Janeiro:

Otimização do uso dos recursos

  • Como uma ação do PGRS do Rio, foi realizada a troca do dispenser de papel-toalha no Rio de Janeiro a fim de diminuir a geração de papel-toalha e combater o desperdício de papel.
  • Como uma ação do PGRS do Rio e de Brasília, foi realizada a retirada dos copos descartáveis das copas para diminuição do resíduo sólido gerado. Além disso, foi realizada uma campanha de arrecadação das canecas e xícaras antigas do Ecos para reaproveitamento nas copas dos andares e entrega da nova ferramenta de boas práticas ambientais.Como resultado dessa ação, realizada em setembro de 2019, houve uma queda na média do consumo dos descartáveis em 504% nos últimos quatro meses do ano, o que equivale a uma média de menos 14.350 copos descartáveis consumidos por mês e uma economia total de 57.400 copos nesse período.

Fotos e vídeos das ações e campanhas

Indicadores

Desde 2011, os indicadores relacionados ao consumo dos recursos hídricos, energéticos e outros, vem sendo acompanhados, abaixo é possível verificar o compilado do consumo dos últimos três anos e a análise do ano de 2019. Partindo da máxima de que “não se gerencia o que não se conhece”, os indicadores têm a finalidade de medir sistematicamente o desempenho da sustentabilidade, no que diz respeito a utilização dos recursos naturais e financeiros, facilitando a análise dos resultados e as possíveis tomada de decisão das respectivas áreas responsáveis pela gestão destes recursos.

CONSUMO DE ENERGIA

CNC / DF

kwh x ano
2017 - 174.760
174.760 kwh
2018 - 193.800
193.800 kwh
2019 - 192.020
192.020 kwh
R$ x ano
2017 - R$ 119.669
119.669 Reais
2018 - R$ 141.626
141.626 Reais
2019 - R$ 155.239
155.239 Reais

Em 2019, registrou-se uma queda de apenas 0,92% no consumo de energia (kwh/ano), comparado ao ano de 2018. Algumas medidas gerenciais foram tomadas e, podem ter influenciado a queda no consumo, tais como: ajuste nos horários de realização dos eventos internos e o período de recesso de final de ano, que diminuem o tempo de consumo da energia. Não foram observados outros fatores que poderiam ter impactado no resultado. Em 2019, a CNC/DF gastou a mais com energia o equivalente a R$13.612, ou seja, 9,61% a mais que o ano anterior.

De acordo com o Anuário Estatístico de Energia Elétrica 2019, ano base 2018, as tarifas médias no mercado regulado de eletricidade variaram consideravelmente entre 2017 e 2018 (+12,6%) se comparadas ao período anterior, entre 2016 e 2017 (+0,67%). Vale ressaltar que houve um aumento acima de 11% em todas as regiões do Brasil.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/DF)

CNC / RJ

kwh x ano (CNC + Senac)
2017 - 1.555.310
1555310 kwh
2018 - 1.633.375
1633375 kwh
2019 - 1.275.761 + 176.896 = 1.452.657
1452657 kwh
R$ x ano (CNC + Senac)
2017 - R$ 1.315.620
1315620 Reais
2018 - R$ 1.558.894
1558894 Reais
2019 - R$ 1.226.449 + R$ 176.315* = R$ 1.402.763
1402763 Reais

Em 2019, foi instalado um medidor nas dependências  da CNC, dessa forma foi possível identifcar o consumo real do Restaurante Downtown. Por isso, a partir de julho parte do consumo (176.896 Kwh) foi repassado ao Senac, com essa ação, a CNC deixou de gastar 176.315,00 apenas nos seis meses medidos.

Além da ecomonia com o repasse ao Senac, houve uma queda no consumo de 11% na CNC/RJ em relação ao ano anterior, o equivalente a menos R$ 156.130,00. Considerando que a CNC deixou de gastar com seis meses do Senac Downtown, a economia total ficou em R$ 332.445,00.

Em 2019, diversas medidas gerenciais foram tomadas e influenciaram na queda do consumo, tais como: ajuste nos horários de realização dos eventos internos, o período de recesso de final de ano e a alteração do horário de acionamento dos aparelhos de ar condicionado das dependências da CNC/RJ.

*Valor Senac Downtown

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/RJ)

CNC / Total

Consumo de energia total kwh x ano
2017 - 1.730.070
1730070 kwh
2018 - 1.827.175
1827175 kwh
2019 - 1.467.781 + 176.896 = 1.644.677
1644677 kwh
R$ x ano (CNC + Senac)
2017 - R$ 1.435.288
1435288 Reais
2018 - R$ 1.700.520
1700520 Reais
2019 - R$ 1.381.687 + R$ 176.315 = R$ 1.558.002
1558002 Reais

Em 2019, o consumo total de energia (Kwh/ano) apresentou baixa de 10% em relação ao ano de 2018. O despendio financeiro teve queda de 8,4%, representando uma redução de R$ 318.833,00

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

null

CONSUMO DE ÁGUA

CNC / DF

litros x ano
2017 - 5.137.000
5137000 kwh
2018 - 3.583.000
3583000 kwh
2019 - 2.941.000
2941000 kwh
R$ x ano
2017 - R$ 123.706
123.706 Reais
2018 - R$ 85.445
85.445 Reais
2019 - R$ 75.056
75.056 Reais

O consumo de água refere-se a todo o edifício em Brasília. Está incluso o consumo de água com a parte de limpeza e conservação das áreas exclusivas e comuns; as copas, a lavagem de veículos e a jardinagem, além do consumo humano. No entanto, as dependências da CNC vão do 15º ao 18º andar, somadas às áreas de eventos e à sala dos motoristas no 1º subsolo. Nos últimos três anos, registrou-se queda no consumo de água em litros por ano, e, em 2019, a redução ficou em 18%.

O Condomínio do Edifício CNC é responsável pelas atividades de manutenção e controle do consumo de água do prédio. Segundo eles, são realizadas manutenções preventivas e corretivas de vazamentos, controle do sistema de irrigação em período chuvoso e monitoramento e identificação de equipamentos que ocasionam vazamentos para otimização na utilização da água.

Não há como mensurar o consumo individual da CNC/DF por ser um medidor único do prédio. Em 2019, a economia geral foi de R$10.389 no consumo de água.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/DF)

CNC / RJ

litros x ano
2017 - 4.591.300
4591300 kwh
2018 - 4.036.000
4036000 kwh
2019 - 4.552.000
4552000 kwh
R$ x ano
2017 - R$ 200.574
200.574 Reais
2018 - R$ 170.584
170.584 Reais
2019 - R$ 208.788
208.788 Reais

Em 2019, o consumo de água (litros/ano) teve aumento de 13% em relação ao ano de 2018, vazamentos na tubulação de água do subsolo, obras no 7º e 8º andar, impactaram o resultado.

A partir de julho de 2019, o Senac ficou responsável pelo valor de consumo do restaurante, o que antes era pago pela CNC. Em relação ao ano de 2018, a CNC gastou a mais R$38.204.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/RJ)

CNC / Total

Consumo de água total litros x ano
2017 - 9.728.300
9728300 kwh
2018 - 7.619.000
7493000 kwh
2019 - 7.493.000
7493000 kwh
Consumo de água total litros x ano
2017 - R$ 324.281
324.281 Reais
2018 - R$ 256.028
256.028 Reais
2019 - R$ 283.843
283.843 Reais

Em 2019, o consumo total de água (litros/ano) apresentou baixa de 2% em relação ao ano de 2018. O dispêndio financeiro teve aumento de 10,9%, em relação ao ano de 2018, equivalente a R$ 27.815.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

null

CONSUMO DE COPOS DESCARTÁVEIS

CNC / DF

unidades x ano
2017 - 62.900
62.900 kwh
2018 - 71.500
71.500 kwh
2019 - 51.900
51.900 kwh
R$ x ano
2017 - R$ 3.246
3.246 Reais
2018 - R$ 3.846
3.846 Reais
2019 - R$ 2.298
2.298 Reais

Em 2019, o consumo de copos descartáveis (unidades) caiu 27% e representou uma economia de R$1.548, em relação ao ano anterior. Em setembro de 2019, devido ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), foi realizada a retirada dos descartáveis das copas, visando a diminuição da geração de resíduo sólido no prédio.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/DF)

CNC / RJ

unidades x ano
2017 - 244.675
244.675 kwh
2018 - 249.530
249.530 kwh
2019 - 184.575
184.575 kwh
R$ x ano
2017 - R$ 12.560
12.560 Reais
2018 - R$ 13.171
13.171 Reais
2019 - R$ 8.635
8.635 Reais

Em 2019, o consumo de copos descartáveis (unidade) caiu 26% e representou uma economia de R$4.535, em relação ao ano anterior. Em setembro de 2019, devido ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), realizou a retirada dos descartáveis das copas, visando a diminuição da geração de resíduo sólido.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/RJ)

CNC / Total

Consumo de copos descartáveis total unidades x ano
2017 - 307.575
307.575 kwh
2018 - 321.030
321.030 kwh
2019 - 236.475
236.475 kwh
Consumo de copos descartáveis total R$ x ano
2017 - R$ 15.807
15.807 Reais
2018 - R$ 17.016
17.016 Reais
2019 - R$ 10.933
10.933 Reais

Em 2019, o consumo total de copos descartáveis (unidade) registrou baixa de 26% se comparado ao ano anterior. A economia total financeira foi de R$6.083, em relação ao ano anterior.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

null

CONSUMO DE PAPEIS (FOLHAS A4)

CNC / DF

folhas x ano
2017 - 305.000
305.000
2018 - 312.000
312.000
2019 - 289.000
289.000
R$ x ano
2017 - R$ 21.099
2018 - R$ 14.953
2019 - R$ 2.688

Em 2019, a CNC/DF deixou de consumir 23 mil folhas, uma queda no consumo de 7,37% comparado ao ano anterior. A economia foi de R$1.286. O programa de sustentabilidade indica o consumo consciente no ato da impressão e disponibiliza caixas para reuso do papel de escritório nas salas. Além disso, as folhas que não podem ser reutilizadas são encaminhadas para a reciclagem. Vale destacar que no ano de 2019 alguns procedimentos administrativos foram modificados, o que pode ter influenciado positivamente na queda do consumo geral de papel, além da utilização de mais ferramentas do Portal Totvs (digitais).

Para se produzir uma folha de papel A4, formato utilizado rotineiramente em casa e no trabalho, são necessários, em média, 10 litros de água, segundo a organização mundial Water Footprint Network. Para as 289.000 folhas consumidas pela CNC/DF em 2019 foram gastos 2.890.000 litros de água. No entanto, com a redução de cerca de 7% deixaram de ser consumidas 230 mil litros de água.

CNC / RJ

folhas x ano
2017 - 1.077.500
2018 - 1.014.500
2019 - 868.000
R$ x ano
2017 - R$ 34.138
34.138 Reais
2018 - R$ 33.090
33.090 Reais
2019 - R$ 30.997
30.997 Reais

Em 2019, a CNC/RJ deixou de consumir 146.500 folhas, uma queda de 14,4% comparado ao ano anterior. A economia foi de R$2.092. O programa de sustentabilidade indica o consumo consciente no ato da impressão e disponibiliza caixas para reuso do papel de escritório nas salas. Além disso, as folhas que não podem ser reutilizadas são encaminhadas para a reciclagem. Vale destacar que no ano de 2019 alguns procedimentos administrativos foram modificados, o que pode ter influenciado positivamente na queda do consumo geral de papel, além da utilização de mais ferramentas do Portal Totvs (digitais).

Para se produzir uma folha de papel A4, formato utilizado rotineiramente em casa e no trabalho, são necessários, em média, 10 litros de água, segundo a organização mundial Water Footprint Network. Para as 868.000 folhas consumidas pela CNC/RJ em 2019 foram gastos 8.680.000 litros de água. No entanto, com a redução de cerca de 14% deixaram de ser consumidas 1.465.000 mil litros de água.

CNC / Total

Consumo de papel A4 total folhas x ano
2017 - 1.382.500
2018 - 1.326.500
2019 - 1.157.000
Consumo de folhas A4 total R$ x ano
2017 - R$ 43.801
43.801 Reais
2018 - R$ 44.084
44.084 Reais
2019 - R$ 40.706
40.706 Reais

Em 2019, o consumo total de papel A4 (folhas/ano) registrou queda de 13%. A economia total foi de R$3.378.

Relatório de impressão

Gerência de Serviços e Instalações (GSI)

-
0
%

Total em % de redução de impressão

(-4.655 impressões em relação ao ano anterior)

Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

-
0
%

Total em % de redução de impressão

(-29.625 impressões em relação ao ano anterior)

Divisão de Relações Institucionais (DRI)

-
0
%

Total em % de redução de impressão

(-27.115 impressões em relação ao ano anterior)

Gabinete da Presidência (GP)

-
0
%

Total em % de redução de impressão

(-28.603 impressões em relação ao ano anterior)

Gerência de Contabilidade (GCONT)

-
0
%

Total em % de redução de impressão

(-38.028 impressões em relação ao ano anterior)

null

CONSUMO DE PAPEIS-TOALHA

CNC / DF

folhas x ano
2017 - 5.144.000
5144000
2018 - 3.952.000
3952000
2019 - 353.100
353100
R$ x ano
2017 - R$ 9.663
2018 - R$ 10.995
2019 - R$ 9.709

Em 2019, com o uso do dispenser de bobina a redução no consumo de papel-toalha foi significativa, registrando queda de 91%, se comparado a 2018. Com isso, 3.598.900 folhas deixaram de ser consumidas à época. A economia ficou em R$12.264, no momento, uma queda de 82% em relação ao ano anterior.

Verificando-se o período da troca do dispenser, realizada em 2017 até 2019 a economia chega a 4.790.900 folhas que deixaram de ser consumidas e R$18.410,00.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/DF)

CNC / RJ

folhas x ano
2017 - 2.726.400
2726400
2018 - 2.568.000
2568000
2019 - 2.824.000
2824000
R$ x ano
2017 - R$ 60.341
2018 - R$ 58.512
2019 - R$ 65.625

Em setembro de 2019, a CNC/RJ iniciou a substituição do uso dos papéis interfolhados para o papel rolo em bobina. Para que não houvesse desperdício, a troca foi gradualmente até que o estoque fosse finalizado. O consumo de folhas registrou aumento de 10%, em relação ao ano anterior.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/RJ)

CNC / Total

folhas x ano
2017 - 7.870.400
7870400
2018 - 6.520.000
6520000
2019 - 3.177.100
3177100
R$ x ano
2017 - R$ 81.440
2018 - R$ 73.465
2019 - R$ 68.313

Em 2019, o consumo total de papel-toalha em folhas registrou queda de 51%. A economia total representada financeiramente foi de R$19.245. Apesar do Rio de Janeiro ter registrado aumento no consumo em 2019, a economia de Brasília puxou o resultado total para baixo.

 

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

Resíduos não recicláveis e recicláveis + geração de renda

Resíduos não recicláveis - DF
Resíduos recicláveis - DF

Os números de Brasília demonstram que nos últimos três anos os colaboradores têm tido um consumo mais consciente dos recursos, já que a cada ano percebe-se uma queda na geração dos resíduos. A coleta seletiva está sendo bem executada pelos colaboradores e pela equipe de limpeza, cerca de 70% da geração de resíduo está sendo reciclada. Percebe-se que nos últimos três anos a quantidade de materiais recicláveis é superior ao número de não recicláveis. Ou seja, os números refletem que há engajamento das equipes responsáveis, tanto do ponto de vista de gestão quanto de separação e envio de materiais para reciclagem. Desta forma, o objetivo nº 7 do Ecos que trata da gestão de resíduos gerados pelas atividades da Confederação é atingido.

Geração de renda - DF

A geração de renda para a cooperativa vem caindo devido a redução do consumo, o que pode ser considerado um impacto positivo, apesar das famílias receberem menos. Desta forma, isso deve estimulá-los a buscar outras formas de emprego e renda.

 

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/DF)


Resíduos não recicláveis - RJ
Resíduos recicláveis - RJ

Os números do Rio de Janeiro demostram que apesar da queda na quantidade de pessoas, nos últimos três anos, a geração de resíduos tem aumentado. Em contraponto, o envio de materiais para a reciclagem tem caído. A coleta seletiva não está sendo bem executada, cerca de 4% da geração de resíduo está sendo reciclada. Ou seja, os números refletem que não há engajamento das partes interessadas. Provavelmente muitos materiais recicláveis já separados na origem, devido ao sistema de coleta seletiva implantado no prédio, não estão sendo enviados para a reciclagem e, por isso, acabam sendo destinados ao aterro sanitário.

Desta forma, a CNC está contribuindo com a geração de um impacto ambiental negativo, além do não atingimento do objetivo nº 7 do Ecos que trata da gestão de resíduos gerados pelas atividades da Confederação.

Geração de renda - RJ

A geração de renda para a cooperativa de catadores vem caindo nos últimos anos, devido, provavelmente, aos materiais recicláveis não serem enviados para a reciclagem.

 

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI/RJ)

Resíduos de Saúde (Kg)
Descarte ambientalmente correto
Investimentos em Desenvolvimento Educacional dos Empregados

Fonte: Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

Proporção de Homens e Mulheres no Quadro Funcional
  • Homens %
  • Mulheres %

Fonte: Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

Resultado financeiro atrelado a princípios da sustentabilidade:

Investimentos do Ecos – Programa de Sustentabilidade

R$
0
*

Atendimento as Federações dos estados de Alagoas, Maranhão, Roraima, Rio de Janeiro, Amazonas, Paraíba e Acre

*R$58.240,14
R$
0
*
Aquisição de materiais
*R$4.533,40
R$
0
*
Contratação de serviços
*R$7.289,31
R$
0
*
Realização de eventos
*R$34.827,01

Total do investimento

R$
0
*
*R$104.889,86

Descritivo financeiro gerado com a economia de recursos:

R$
0

Consumo de energia

R$
0
Consumo de água
R$
0
Consumo de copos descartáveis
R$
0
Consumo de papel A4
R$
0
Consumo de papel toalha

Total da economia gerada

R$
0
*
*Exceto consumo de água

Economia gerada com a digitalização:

R$
0

Digitalização do Sumário Econômico
e Informe Sindical

R$
0
Digitalização do Jornal
Mural Fique Ligado

Total da economia gerada

R$
0
*
*estimativa do custo de produção

Relatórios anteriores e Case Integrado do Ecos