Apresentação

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou, em janeiro de 2020, que o surto de casos de covid-19 na China constitui emergência de saúde pública de importância internacional e, em março foi caracterizada como pandemia, trazendo diversos impactos econômicos, sociais, ambientais e, principalmente, de saúde pública. O novo coronavírus modificou o modus operandi da polução mundial, trazendo mudanças na vida pessoal e profissional, e reiterou a questão do desequilíbrio entre as dimensões ambiental, social e econômica.  

Em março de 2020, a CNC implementou o trabalho remoto e, por isso, a operação do Ecos – Programa de Sustentabilidade teve a oportunidade de modificar seus processos. As implantações presenciais previstas para o ano foram suspensas, e após um acordo com os Departamentos Nacionais do Sesc e Senac a solução encontrada foi a transformação do processo de implantação para o formato à distância. Com isso, o Encontro Nacional de Sustentabilidade, que proporcionava interação presencial entre mais de 100 pontos focais da sustentabilidade nas Federações e nos Regionais de Sesc e Senac, também foi transferido para a modalidade virtual e prorrogado para 2021. Do ponto de vista da ecoeficiência, foi possível reduzir custos e os impactos socioambientais atrelados a esses processos.  

Diante do contexto, algumas ações planejadas não foram realizadas, mas deram lugar a outros projetos, tais como: a ação de voluntariado conversa amiga com idosos, criação da matriz estratégica em sustentabilidade, criação da matriz de priorização de stakeholders, aplicação da pesquisa de engajamento em sustentabilidade na CNC, Federações e Sindicatos, a parceria com o Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Rio Grande do Sul para aplicação da matriz estratégica em sustentabilidade e a realização da Rodada Sustentável com as Federações filiadas. Você poderá conhecer cada um deles ao longo do detalhamento deste relatório.  

O estudo de impacto com o trabalho remoto, no período de março a dezembro de 2020, está disponível nas seções de indicadores de consumo e resultados financeiros deste relatório. A CNC registrou economia de recursos naturais e, consequentemente, financeiros, evidenciando a redução dos custos operacionais e dos impactos socioambientais atrelados, como o consumo de energia, água, papeis, etc. Vivenciar a pandemia e os desafios impostos por ela é a oportunidade de fazer emergir um pensamento, percepções e atitudes mais sustentáveis nos processos e projetos corporativos.  

Boa leitura! 

Federações

Devido a pandemia do coronavírus, não houve implantações do Ecos – Programa de Sustentabilidade no ano de 2020. No entanto, o Comitê Nacional do Ecos decidiu transformar o processo de implantação do formato híbrido (à distância e presencial) para totalmente à distância. Com isso, em 2020, foi firmada a parceria para realização do projeto piloto com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Rio Grande do Sul. A escolha deste estado se deu pelo fato de o Rio Grande do Sul ter experiência no tema com o até então Programa 4 Rs, além de um Comitê de Sustentabilidade bastante atuante. O processo de implantação teve início em outubro de 2020.

Presença nos Estados

O processo é formado por cinco etapas:
1. estruturação do programa, à distância;
2. capacitação, à distância;
3. diagnóstico da situação, à distância;
4. planejamento, no qual as ações do programa são pensadas, estruturadas e inseridas em uma matriz de planejamento, à distância;
5. e o lançamento, que já é a primeira ação totalmente de responsabilidade da Federação ou do Regional.

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB

Rodada Sustentável

No dia 30 de novembro, O Ecos – Programa de Sustentabilidade da CNC promoveu a Rodada Sustentável com as Federações Filiadas. O encontro teve como objetivo fortalecer a aplicação do Ecos nas Federações e engajá-las para sensibilização dos Sindicados filiados e, por consequência, dos empresários, sobre o que é sustentabilidade e sua aplicabilidade empresarial com ganhos. Assim, por meio da troca entre os participantes, a agenda da sustentabilidade pôde ser trabalhada com um posicionamento construtivo e colaborativo. Vale lembrar que o Programa Ecos é o nosso dever de casa para uso eficiente dos recursos, combatendo os desperdícios, diminuindo dos impactos ambientais e cuidando das questões sociais, além de sensibilizar os colaboradores sobre o tema e seus benefícios.


Foi aplicado, por meio de workshop, com as Federações participantes, a matriz estratégica em sustentabilidade. Ela consiste no mapeamento de ações, iniciativas e projetos no tema e, é realizada a partir de conversas com as pessoas nas áreas, para identificação da rotina da área versus a sustentabilidade. A matriz serve para auxiliar no diagnóstico para um planejamento estratégico em sustentabilidade, é uma ferramenta de gestão do conhecimento e possibilita a identificação de oportunidades de ações no tema. 
 

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Rio Grande do Sul aplicou a matriz como um projeto piloto do workshop. Para Katiane de Oliveira Roxo, do Núcleo de Gestão do Sistema Fecomércio-RS: “A matriz é uma excelente ferramenta, que proporciona a visão sistêmica das práticas e projetos em sustentabilidade. Ficamos felizes em poder fazer parte deste evento e por exercitar uma perspectiva estratégica do tema, através da matriz. A CNC está de parabéns e conte sempre conosco”.  

Izis Janote, economista da Divisão Econômica da CNC, conduziu um debate sobre a importância da aplicação de pesquisas na temática da sustentabilidade, no que diz respeito ao consumo consciente com foco no consumidor. Com o intuito de desenvolver essa percepção de valor, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec) do Sistema Fecomércio do Rio de Janeiro, apresentou os resultados da pesquisa Consumo Consciente, aplicada em março de 2019 no Estado, e, em 2017, realizada em âmbito nacional.  

Atuação Ecos CNC

Grupo Gestor

No ano de 2020o grupo gestor da CNC e dos Departamentos Nacionais do Sesc e Senac atuou de forma integrada quando necessárioAs ações do Ecos são planejadas anualmente e conforme a necessidade de interação com as áreas, as reuniões são agendadas para estruturação e execução das atividades referente ao trabalho proposto. A partir de abril, com o trabalho remoto, o acompanhamento das atividades passou a ser feito via Teams e/ou por e-mail, de acordo com a demanda, conforme o cronograma planejado.  

Perspectivas Estratégicas

As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos: sensibilização dos empregados, mitigação dos impactos socioambientais e otimização do uso dos recursos norteiam o direcionamento das ações executadas e apoiadas pelo Ecos e que se relacionam com as dimensões social, ambiental e econômica. No ano de 2020, por conta da pandemia do coronavírus e do trabalho remoto o planejamento das ações foi ajustado a realidade e as necessidades impostas pela pandemia. Foram executadas e apoiadas as seguintes ações e rotinas: 

  • Em fevereiro foi realizada a campanha emergencial – Ação em prol das pessoas atingidas pelas chuvas. Em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH), o Ecos firmou parceria com o Mesa Brasil Sesc para realizar a logística de distribuição das doações da CNC em uma corrente de solidariedade pelas famílias atingidas com as fortes chuvas, decorrentes de problemas socioambientais. Os colaboradores da CNC e a própria Confederação se engajaram e foram doadas 2.481 itens para as famílias impactadas com as fortes chuvas no noroeste do estado do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.  
  • De março a abril, em parceria com a Gerência Executiva de Comunicação (Gecom), foram produzidas cartilhas educativas com dicas sobre questões da sustentabilidade e o coronavírus. Abordou-se os temas do consumo consciente, economia de energia, geração de resíduos, economia de água e solidariedade. Para relembrar acesse aqui. Estes materiais foram adaptados para as redes sociais da CNC e foram divulgados para o público externo. Vale destacar que o material foi utilizado pelo Sesc-DN como apoio à palestra “Dicas para uma quarentena mais sustentável em casa” realizada na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho (Sipat). 
  • Em maio, a analista responsável técnica pelo Ecos na CNC, Fernanda Ramos, participou da Live CNC Responde para falar sobre ações sustentáveis em tempos de pandemia. Diversos temas foram abordados, tais como, os guias com orientações que a CNC produziu, a explicação do que é o programa, suas atividades, dentro outros. 
  • De maio a junho foi produzido, em parceria com a Gerência Executiva de Comunicação, o Case do Programa Ecos integrado com os Departamentos Regionais do Sesc e Senac. Pela primeira vez os indicadores operacionais e os resultados financeiros do programa foram compilados nas três instituições e divulgados na Reunião de Diretoria da CNC e para o público interno. 
  • Em maio foi realizado o projeto piloto de voluntariado conversa amiga e produção de máscaras com o Sesc-RJ em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) e a Gerência Executiva de Saúde (Serbem). O projeto foi estruturado com o Sesc-RJ e os colaboradores dessas equipes testaram a eficácia da ação de voluntariado Conversa Amiga com os idosos do Programa Social do Idoso (PSI) do Sesc, e produção de máscaras, antes do lançamento oficial da ação para toda a CNC.
  • De junho a julho foi realizada a ação de voluntariado Conversa Amiga, em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH), Gerência Executiva de Saúde (Serbem) e os Departamentos Regionais do Sesc no Rio de Janeiro e em Brasília, mais especificamente com a área de Assistência e o Programa Social do Idoso (PSI). Com o fechamento das unidades do Sesc, por conta da pandemia, muitos idosos, participantes das atividades, tiveram sua rotina alterada, além da necessidade de se afastar de seus familiares e amigos em virtude do risco de contágio. Os colaboradores da CNC que se inscreveram puderam doar um pouco do seu tempo para uma conversa amiga com os idosos do PSI. Do ponto de vista da sustentabilidade, no aspecto social, o trabalho voluntário atua no desenvolvimento das pessoas e na habilidade de realizar tarefas, o que pode contribuir para o processo criativo e produtivo das atividades laborais. 
  • De agosto a setembro, foi aplicada a pesquisa de engajamento em sustentabilidade com os colaboradores da CNC, Federações e Sindicatos que aderiram respondendo a um questionário. A ação foi possível através de uma parceria firmada entre a CNC e o Sustentaí, uma startup que busca democratizar o conhecimento sobre sustentabilidade nas empresas. Como forma de agradecimento aos participantes da CNC e Federações foram sorteados brindes sustentáveis, provendo o uso de produtos de beleza brasileiros, que são produzidos com critérios de sustentabilidade e devidamente certificados.
  • Em setembro foi divulgado o Relatório Ecos 2019 totalmente on-line. Todas as ações realizadas em 2019 foram divulgadas, além dos indicadores operacionais e financeiros. O relatório de impressões trouxe um ranking dos setores que mais reduziram seus impactos e economizaram. Além disso, os dados do relatório foram divulgados pela primeira vez para o público externo. 
  • Em setembro, a CNC participou da abertura do I Seminário de Biossegurança & Sustentabilidade no segmento de beleza com a palestra “Sustentabilidade no comércio de beleza”. A iniciativa foi realizada pelo Plano Diretor de Beleza do Senac – Núcleo Nordeste, no qual capacitou 150 instrutores de beleza do Senac no Nordeste. 
  • Em outubro, durante o breve retorno às atividades presenciais, foi realizada comunicação sobre a importância do uso das ferramentas de boas práticas ambientais do Ecos e a importância da sua higienização, devido aos protocolos de saúde e segurança no combate ao coronavírus. 
  • Em novembro, durante o breve retorno às atividades presenciais, foi lançada a campanha interna Menos é Mais, em parceria com a Gerência de Serviços e Instalações (GSI) e a Gerência Executiva de Comunicação, com o objetivo de combater o desperdício de alimentos nas geladeiras da CNC. Neste período também foi oficializada a iniciativa de desligamento das geladeiras das copas nos finais de semana para diminuir o consumo de energia no período, realizada pela Gerência de Serviços e Instalações (GSI). 
  • Desde 2019, o Ecos tem uma página fixa na CNC Notícias para abordar temas da sustentabilidade, promovendo a educação para a sustentabilidade e a educação da sustentabilidade. Além de uma página fixa no i! para comunicação interna da temática. Todas as edições divulgam conteúdos relevantes sobre o assunto e não somente sobre as ações do programa, mas informações para engajamento no tema. 
  • Criado e administrado pelo Departamento Nacional do Sesc, o Blog e Twitter do Ecos visam disseminar informações do programa em todo o Brasil. 
  • Em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) é realizada uma apresentação do programa e de suas atividades aos novos colaboradores, que chegam a CNC, e feita a entrega da ferramenta de boas práticas ambientais com xícara e copo reutilizáveis, sacola retornável e pin do Ecos para ser colocado no cordão do crachá. Todo o material deve ser utilizado no ambiente corporativo.
  • A temática da sustentabilidade foi inserida na editoria de lives do CNC Responde. Em parceria com a Gerência Executiva de Comunicação (Gecom), foram realizadas lives com a varejista de moda C&A, para falar sobre o case de sucesso da empresa em inserir a sustentabilidade no mundo da moda e em seu planejamento estratégico. O salão de beleza Laces and Hair e a empresa escola de beleza do Senac Pernambuco, abordando como a temática está inserida no setor de beleza. E, para fechar o ano o convidado foi a Arcos Dorados, que administra os restaurantes Mc Donalds no Brasil, América Latina e Caribe. Eles apresentaram seu programa de desenvolvimento sustentável, os pilares, como atuam e compartilharam conhecimento. 
  • O tema da sustentabilidade também esteve presente nas lives de comemoração do aniversário de 65 anos do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur) da CNC. Os assuntos debatidos foram: Hotelaria Sustentável, Turismo ao ar livre como uma oportunidade no pós-pandemia e A gestão sustentável em bares e restaurantes.
  • Em dezembro, o Programa Ecos participou do Webinar Multiplicadores do Segs realizado pela Divisão Sindical (DS) da CNC. A sustentabilidade é abordada no tema da Excelência da Gestão Sindical no eixo de Atuação Gerencial. 
  • O Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do prédio do Rio de Janeiro e de Brasília é realizado de forma rotineira e de responsabilidade da Gerência de Serviços e Instalações (GSI). Por conta da pandemia, durante alguns meses os materiais recicláveis não foram enviados para a cooperativa de catadores. O treinamento anual da equipe de limpeza sobre coleta seletiva também não foi realizado em 2020 pelo mesmo motivo.
  • Em setembro, a CNC recebeu o certificado TI Verde, que é entregue às instituições que participam do Projeto Floresta Microcity. O projeto consiste na neutralização da emissão de carbono, emitido na atmosfera pelo processo de uso de todos os equipamentos ativados pela Microcity, através do plantio de árvores. Ao todo, foram neutralizados 10.325 quilos de carbono (CO2) pelo uso no período de 02/08/2019 a 30/08/2020.
  • Desde 2017 a CNC, por meio da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Geti), contribui com o Programa de Logística Reversa de Toner da Simpress. Em 2020, foram enviadas 50 unidades de toners (somente Rio de Janeiro) a fim de minimizar o impacto ambiental. Por meio de parceiros qualificados e detentores de licenças legais, as coletas realizadas pela Simpress na CNC são enviadas aos parceiros para devida descaracterização, destruição e destinação final de forma ambiental e socialmente correta.
  • Desde 2017 a CNC aderiu ao Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da TerraCycle e todas as esponjas de limpeza utilizadas nas copas são enviadas para o processo. As copeiras, os garçons e o encarregado da equipe de limpeza e conservação são agentes diretos da ação de reciclagem. Em 2020, foram acondicionadas para a logística reversa da TerraCycle 84 unidades de esponjas (Brasília). Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como separação, moagem, micronização e extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, que é vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.
  • Desde 2016, a CNC disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para coleta do óleo de cozinha usado pelos colaboradores como responsabilidade socioambiental. Cada litro de óleo descartado de forma incorreta, pode contaminar milhares de litros d’água. Se você usa óleo de cozinha, participe da iniciativa e preserve o meio ambiente, contribuindo com o descarte correto. Em troca o colaborador recebe produtos de limpeza.
  • Em novembro, a CNC doou camisas e casacos usados pelos jovens aprendizes, uniformes de manutenção predial e jalecos dos médicos e dentistas da Serbem para a Cruz Vermelha Brasileira usar com os voluntários e profissionais que atuam nas abordagens com a população em situação de rua, combate a COVID 19 e vulnerabilidade social. No total 101 uniformes foram doados. Além disso, medicamentos a vencer foram encaminhados para suprir as ações dos profissionais de saúde da instituição.   
  • A CNC realizou, entre novembro e dezembro, por meio da Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP) e Gerência de Serviços e Instalações (GSI) a troca dos mexedores de café de plástico por mexedores de madeira. O objetivo foi substituir um material plástico por um material biodegradável para contribuir com a redução do impacto ambiental da produção e do descarte de plástico. 
  • Em outubro, a Gerência de Serviços e Instalações (GSI), do Rio de Janeiro, realizou a instalação de arejadores nas torneiras do Prédio Visconde de Cairu. Na CNC Brasília as torneiras já possuíam arejadores. O objetivo foi contribuir para diminuição do consumo de água, que havia registrado aumento em 2019, comparado a 2018. Os arejadores têm a função de misturar ar à água, diminuindo o fluxo, mas mantendo a sensação de volume e direcionando o jato. Por isso, quanto maior a pressão, maior a economia, que varia entre 50% e 80%, segundo fabricantes. 
  • A CNC Notícias passou a ser totalmente digital durante 3 edições, devido a pandemia. Além disso, a tiragem da revista diminuiu, reduzindo seu impacto ambiental, mas chegando a cada vez mais pessoas pelo digital. Dê preferência a leitura digital e acesse a revista pelo App Banca Digital ou pelo Portal do Comércio, no qual estão disponíveis as publicações da CNC. Para uma leitura rápida pelo celular, baixe o App Banca Digital e usufrua da comunicação digital. 

Indicadores de desempenho socioambiental

Os indicadores de desempenho medem os resultados da atuação do Ecos e de outras áreas que contribuem para a temática socioambiental.

Indicadores:

Número de iniciativas de incentivo realizadas em prol do incremento da gestão ambiental na entidade

2020 | Resultado:

0

Parâmetro

  • Alto: 7-10
  • Médio: 4-6
  • Baixo: 1-3

– Iniciativas de redução no consumo de energia. Exemplos: desligamento das geladeiras nos finais de semana, troca dos equipamentos de ar condicionado e outros, mudança gradual das lâmpadas fluorecente para LED e etc;
– Iniciativas de redução no consumo de água. Exemplos: instalação de arejadores nas torneiras, maior intervalo de tempo na lavagem das garagens, substituição do uso de mangueiras por máquinas de pulverização de água e etc;
– Logística Reversa de toners, esponjas e lâmpadas;
– Descarte correto de cartuchos e resíduos de saúde;
– Coleta Seletiva Solidária;
– Ponto de Entrega Voluntária de Óleo Vegetal;
– Medidas de eficiência do uso da água nas novas obras.

Índice de relação dos impactos diagnosticados na Matriz AIA

Não foi mensurado no exercício de 2020

Os principais aspectos e impactos ambientais relacionados as atividades da CNC se relacionam com o uso de energia, água e papel. Sendo assim, eles já estão sendo tratados em outras atividades.

Número de ações integradas realizadas entre as organizações do Sistema Comércio (CNC - Federação - Sesc - Senac)

2020 | Resultado:

0

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 0-1

– Ação de voluntariado com idosos do Sesc;
– Aplicação da pesquisa de engajamento em sustentabilidade para CNC, Federações e Sindicatos;
– Implantação do Ecos no sistema Fecomércio/Sesc/Senac Rio Grande do Sul;
– Realização da Rodada Sustentável com as federações filiadas;
– Aplicação da Matriz Estratégica da Sustentabilidade no Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Rio Grande do Sul;
– Parceria com o Mesa Brasil Sesc para doação de materiais para as famílias impactadas pelas fortes chuvas.

Percentual de aquisições realizadas com base em Critérios Sustentáveis

Não foi mensurado no exercício de 2020

Ainda não existe um Guia para Aquisições Sustentáveis disponível para acesso. Ele está sendo construído para o próximo exercício. No entanto, sabe-se que a aquisição de resma de papel A3 e A4 tem Certificação FSC e Rainforest Alliance, assim como os envelopes.

Número de ações de cunho educacional voltadas para à sensibilização, conhecimento e habilidades necessárias à sustentabilidade

2020 | Resultado:

0

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 0-1

– Produção de cartilhas educativas com orientações sobre questões da sustentabilidade e o coronavírus;
– Participação na Live CNC Responde para falar sobre ações sustentáveis em tempos de pandemia;
– Produção do Case do Programa Ecos integrado com os Departamentos Regionais do Sesc e Senac;
– Aplicação de pesquisa de engajamento em sustentabilidade com os colaboradores da CNC, Federações e Sindicatos;
– Divulgação do Relatório Ecos 2019;
– Comunicação de incentivo ao uso das ferramentas de boas práticas ambientais do Ecos;
– Bazar Santa Ajuda;
– Produção de matérias na CNC Notícias;
– Realização de lives no tema da Sustentabilidade;
– Campanha interna Menos é Mais, combate ao desperdício de alimentos nas geladeiras.

Número de técnicas ecoeficientes implantadas na infraestrutura de Unidades e/ou Sede

2020 | Resultado:

0

Parâmetro

  • Alto: 7-10
  • Médio: 4-6
  • Baixo: 1-3

1 – Aproveitamento de água (Sistema de aproveitamento de água da chuva): Não se aplica.
2 – Uso de Materiais Naturais e Reciclados: Não se aplica.
3 – Integração de Técnicas Bioclimáticas: Não se aplica.
4 – Tratamento dos Resíduos e Política dos 3 Rs: Se aplica.
5 – Geração de Energia: Não se aplica.
6 – Integração da Vegetação: Não se aplica.

Evolução da Ecoeficiência

2020 | Resultado:

<
0

Parâmetro

  • Segurança: < 1
  • Atenção: = 1
  • Risco: > 1

Em 2020 o consumo de energia e água foi mínimo, devido ao trabalho remoto.
– Consumo de Água em Litros = 0,46
– Consumo de Energia em kwh = 0,44
– Gasto de Água = 0,46
– Gasto de Energia = 0,42

Percentual de Unidades e/ou Sede que utilizam fontes de energias renováveis ou menos poluentes

Não foi mensurado no exercício de 2020

A CNC ainda não investe no uso de fonte de energias renováveis e menos poluentes para o funcionamento de sua sede.

Número de Unidades e/ou Sede com PGRS implantado

2020 | Resultado:

0
%

PGRS implantados na CNC/DF e RJ.

Número de ações sociais e de voluntariado convergentes aos temas "paz social" e "solidariedade"

2020 | Resultado:

0

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 0-1

– Ação de voluntariado com idosos do Sesc;
– Ação de Natal Solidário;
– Ação de doação de materiais para as famílias impactadas pelas fortes chuvas.

Número de indicadores de desempenho monitorados

2020 | Resultado:

0

Parâmetro

  • Alto: 8-11
  • Médio: 4-7
  • Baixo: 0-3

8 indicadores monitorados.

Indicadores de consumo

Desde 2011, os indicadores relacionados ao consumo dos recursos hídricos, energéticos e outros, vem sendo acompanhados. Com isso, é possível verificar o compilado do consumo dos últimos três anos e a análise do ano de 2020.  Nesse ano, as quedas expressivas no consumo de água e energia são justificadas, devido a pandemia da Covid-19, em virtude de a CNC ter aderido ao trabalho remoto a partir do final de março de 2020.

Partindo da máxima de que “não se gerencia o que não se conhece”, os indicadores têm a finalidade de medir sistematicamente o desempenho da sustentabilidade, no que diz respeito a utilização dos recursos naturais e financeiros, facilitando a análise dos resultados e as possíveis tomada de decisão das respectivas áreas responsáveis pela gestão destes recursos. 

Água

Consumo de água CNC/DF (Litros x Ano)

2018 - 3.583.000
2019 - 2.941.000
2020 - 1.516.000

O consumo de água refere-se a todo o edifício em Brasília. Está incluso o consumo de água com a parte de limpeza e conservação das áreas exclusivas e comuns; as copas, a lavagem de veículos e a jardinagem, além do consumo humano. No entanto, as dependências da CNC vão do 15º ao 18º andar, 3º andar, somadas às áreas de eventos e à sala dos motoristas no 1º subsolo. Nos últimos três anos, registrou-se queda no consumo de água em litros por ano e, em 2020, a redução ficou em 48%. O impacto na redução foi devido à baixa circulação de pessoas no Edifício CNC, considerando que a maioria das empresas aderiram ao trabalho remoto em decorrência da pandemia do COVID-19.  

O Condomínio do Edifício CNC é responsável pelas atividades de manutenção e controle do consumo de água do prédio. Segundo eles, foram mantidas algumas estratégias iniciadas no ano de 2019 como maior intervalo de tempo na lavagem das garagens, substituição do uso de mangueiras por máquinas de pulverização de água e ajuste nos tempos de funcionamento dos aspersores da irrigação  

Não há como mensurar o consumo individual da CNC/DF por ser um medidor único do prédio.  

Em comparação ao ano de 2019, houve uma redução na despesa com água, no valor de R$ 35.183, equivalendo a 47%.  

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Consumo de água CNC/RJ (Litros x Ano)

2018 - 4.036.000
2019 - 4.552.000
2020 - 5.296.200

O consumo de água registrou aumento expressivo de 16% em relação a 2019, apesar da CNC ter adotado o trabalho remoto, a partir de 23 de março de 2020. Com isso, baseado no acompanhamento dos indicadores, foi solicitada a revisão das contas junto a Concessionária de Água do Rio de Janeiro. Pode-se concluir que o aumento registrado ocorreu devido a um erro da Concessionário de Água na medicação do consumo. A situação está sendo gerenciada e acompanhada pela GSI/RJ, que buscou solução do problema juntamente com a Divisão Jurídica (DJ).  

Em comparação ao ano de 2019, houve uma redução na despesa com água, no valor de R$ 38.010, equivalendo a 18%.  

Como medida de redução de consumo, em outubro foram instalados redutores de vazão em torneiras e mictórios, nas dependências, da CNC/RJ. 

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/RJ) 

Consumo de água total (Litros x Ano)

2018 - 7.619.000
2019 - 7.493.000
2020 - 6.812.200

Em 2020, o consumo total de água (litros/ano) apresentou baixa de 9% em relação ao ano de 2019. Os gastos financeiros tiveram queda de 26%, em relação ao ano de 2019, equivalente a R$ 73.193.  

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI) 

Energia

Consumo de energia CNC/DF (Kwh x Ano)

2018 - 193.800
2019 - 192.020
2020 - 107.020

Em 2020, houve uma redução de 44% no consumo de energia (kWh/ano) das áreas exclusivas da CNC, comparado com 2019. A principal causa de queda no consumo se deu por conta do trabalho remoto, que teve início em 23 de março de 2020.  

As reuniões foram realizadas via Teams não havendo uso de espaços de eventos e, consequentemente, houve redução no consumo do sistema de ar condicionado, iluminação, elevadores e sistema de sonorização. Em 30 de outubro de 2020, foi iniciada a ação de desligamento dos refrigeradores dos andares.  

A redução no gasto com energia elétrica ficou em R$ 71.885, o que representa 46% a menos comparado ao ano de 2019. 

O consumo de energia refere-se ao 3º andar, 15° e do 16° ao 18° andar. 

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Consumo de energia CNC/RJ (KwhxAno)

2018 - 1.633.375
2019 - 1.275.761
2020 - 685.676

A redução no consumo de energia (kWh/ano) teve queda de 46%, comparado a 2019. Pode-se afirmar que a redução se deu por conta da medida de trabalho remoto. A redução no gasto com energia elétrica ficou em R$ 537.647, o que representa 44% a menos comparado ao ano de 2019. Em 30 de outubro de 2020, foi iniciada a ação de desligamento dos refrigeradores dos andares.  

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/RJ) 

Consumo de energia total (Kwh x Ano)

2018 - 1.827.175
2019 - 1.467.781
2020 - 792.696

Em 2020, o consumo total de energia (Kwh/ano) apresentou baixa de 46% em relação ao ano de 2019, devido principalmente ao trabalho remoto. O dispêndio financeiro teve queda de 44%, representando uma redução de R$ R$ 772.156.  

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI) 

Copos descartáveis

Consumo de copos CNC/DF (Unidades x Ano)

2018 - 71.500
2019 - 51.900
2020 - 3.100

Em 2020, o consumo de copos descartáveis reduziu em 94% e representou uma economia de R$1.214, em relação ao ano anterior e uma redução de 48.800 unidades de copos plásticos usados. Em setembro de 2019, devido ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), foi realizada a retirada dos descartáveis das copas, visando a diminuição da geração de resíduo sólido no prédio. Essa prática contribuiu ainda mais para a redução do consumo de plásticos na CNC. Os descartáveis ficaram disponíveis para uso em salas de eventos internos, o que foi reduzido com a pandemia do COVID-19. 

 

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Consumo de copos CNC/RJ (Unidades x Ano)

2018 - 249.530
2019 - 187.200
2020 - 12.600

Em 2020, o consumo de copos descartáveis reduziu em 93% e representou uma economia de R$7.995, em relação ao ano anterior e uma redução de 174.600 unidades de copos plásticos usados. Em setembro de 2019, devido ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), foi realizada a retirada dos descartáveis das copas, visando a diminuição da geração de resíduo sólido no prédio. Essa prática contribuiu ainda mais para a redução do consumo de plásticos na CNC. Os descartáveis ficaram disponíveis para uso em salas de eventos internos, o que foi reduzido com a pandemia do COVID-19. Em 2020, copos descartáveis foram disponibilizados para atender aos funcionários terceirizados que prestam serviços nas obras no prédio. 

 

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) 

Consumo de copos total (Unidades x Ano)

2018 - 321.030
2019 - 239.100
2020 - 15.700

Em 2020, o consumo total de copos descartáveis (unidade) registrou baixa de 93% se comparado ao ano anterior, uma redução de 223.400 unidades de copos plásticos usados. A economia total financeira foi de R$9.209, em relação ao ano anterior. 

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) e Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Papel-toalha

Consumo de papel-toalha CNC/DF (Folhas x Ano)

2018 - 3.952.000
2019 - 353.100
2020 - 165.516

Em 2020, com o trabalho remoto a redução no consumo de papel-toalha foi de 53%, se comparado a 2019. Com isso, 187.584 folhas deixaram de ser consumidas à época. A economia ficou em R$1.289, uma queda de 48% em relação ao ano anterior.  

Vale destacar que o uso do dispenser de bobina trouxe quedas consecutivas que vem se mantendo, a partir de meados de 2017.  

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Consumo de papel-toalha CNC/RJ (Folhas x Ano)

2018 - 2.568.000
2019 - 1.920.000
2020 - 57.600

Em 2020, com o trabalho remoto a redução no consumo de papel-toalha em folhas foi de 97%, se comparado a 2019. A economia ficou em R$ 48.366, uma queda de 97% em relação ao ano anterior. O uso do papel interfolhado continua para casos e necessidades específicas e esporádicas. 

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) 

Consumo de papel-toalha CNC/RJ (Rolos x Ano)

2018 - 0
2019 - 98
2020 - 105

A partir de setembro de 2019, o consumo de papel-toalha passou a ser em rolos, ou seja, o número apresentado representa apenas quatro meses de consumo. A média do consumo em 2019 foi de 25 rolos. No ano de 2020, o consumo registrado representa os 12 meses, ou seja, a média do consumo foi de 8 rolos por mês. Com isso, estima-se uma queda de 68% no ano de 2020 em relação ao ano de 2019.  

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) 

Consumo de papel-toalha total (Folhas x Ano)

2018 - 6.520.000
2019 - 2.273.100
2020 - 223.116

Em 2020, o consumo total de papel-toalha em folhas registrou queda de 90%. A economia total representada financeiramente foi de R$ 49.655.  

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) e Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Papéis

Consumo de papel A4 CNC/DF (Folhas x Ano)

2018 - 312.000
2019 - 289.000
2020 - 51.500

Em 2020, a CNC/DF deixou de consumir 237.500 mil folhas, uma queda no consumo de 82% comparado ao ano anterior. A economia foi de R$8.018,20. A redução ocorreu especialmente devido ao trabalho remoto, instituído em decorrência da pandemia do coronavírus. Os processos internos foram otimizados e permitiram uma dinâmica diferenciada no trâmite das documentações em formato digital.  

 Vale destacar que alguns procedimentos administrativos adotados no ano de 2019 permaneceram, o que pode ter influenciado positivamente na queda do consumo geral de papel, além da utilização de mais ferramentas do Portal Totvs (digitais). 

 Para se produzir uma folha de papel A4, formato utilizado rotineiramente em casa e no trabalho, são necessários, em média, 10 litros de água, segundo a organização mundial Water Footprint Network. Em 2019, para as 289.000 folhas consumidas pela CNC/DF, foram gastos 2.890.000 litros de água. Em 2020, houve um consumo de 51.500 folhas, o que equivale a um gasto de 515.000 litros de água, representando redução de 82% no gasto de água. 

 

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Consumo de papel A4 CNC/RJ (Folhas x Ano)

2018 - 1.014.500
2019 - 868.000
2020 - 207.500

Em 2020, a CNC/RJ deixou de consumir 660.500 mil folhas, uma queda no consumo de 76% comparado ao ano anterior. A economia foi de R$23.597,29. A redução ocorreu especialmente devido ao trabalho remoto, instituído em decorrência da pandemia do coronavírus. Os processos internos foram otimizados e permitiram uma mudança no trâmite das documentações para o formato digital.  

Para se produzir uma folha de papel A4, formato utilizado rotineiramente em casa e no trabalho, são necessários, em média, 10 litros de água, segundo a organização mundial Water Footprint Network. Em 2019, para as 868.000 folhas consumidas pela CNC/RJ, foram gastos 8.680.000 litros de água. Em 2020, houve um consumo de 207.500 folhas, o que equivale a um gasto de 2.075.000 litros de água, representando redução de 76% no gasto de água. 

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) 

Consumo de papel A4 total (Folhas x Ano)

2018 - 1.326.500
2019 - 1.157.000
2020 - 259.000

Em 2020, o consumo total de papeis registrou queda de 78% em relação ao ano anterior. A economia total representada financeiramente foi de R$ 31.615. 

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP/RJ) e Gerência de Serviços e Instalações (GSI/DF) 

Relatório de impressões

A partir do dia 23 de março de 2020, o corpo funcional da CNC entrou em trabalho remoto devido a pandemia do coronavírus. Houve retorno às atividades presenciais ainda em 2020, de 26/10/2020 a 13/11/2020. No entanto, pode-se afirmar que a queda nas impressões, que registrou o uso de menos 650 mil folhas de papel em relação a 2019, ocorreu devido principalmente ao trabalho remoto. Diante do cenário, diversos trâmites de documentos foram digitalizados, o que contribui de forma significativa com a queda da impressão de documentos e, portanto, com o impacto ambiental atrelado.  

Vale lembrar que as funcionalidades de impressão que presam pela sustentabilidade: padrão de impressão frente e verso, impressão rápida com baixa qualidade (modo preto e branco) e maior capacidade de produção por quantidade de toner estão ativadas nas impressoras Simpress utilizadas na CNC. 

Conheça os setores que mais reduziram suas impressões em 2020. As atividades e os procedimentos das áreas influenciam nessa quantidade.  

Gerência Executiva de Tecnologia e Informação

-
0
%

Total em % de redução de impressão

-20.471 impressões em relação ao ano anterior

Secretaria Geral de Eventos

-
0
%

Total em % de redução de impressão

-12.355 impressões em relação ao ano anterior

Assessoria de Gestão das Representações

-
0
%

Total em % de redução de impressão

-28.634 impressões em relação ao ano anterior

Secretaria Geral

-
0
%

Total em % de redução de impressão

-11.992 impressões em relação ao ano anterior

Gerência de Serviços e Instalações

-
0
%

Total em % de redução de impressão

-38.300 impressões em relação ao ano anterior

Coleta seletiva e descartes

Desde 2012 todo o resíduo gerado na CNC é separado pela coleta seletiva solidária, além de ser realizado o descarte ambientalmente correto dos resíduos de saúde, de lâmpadas, de pilhas, baterias, cartuchos e a logística reversa de toner e esponjas. Como incentivo a educação socioambiental, a CNC disponibiliza um ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha para o descarte correto dos colaboradores.  

A partir do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), atendendo a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS), os materiais da coleta seletiva são separados de forma binária em recicláveis e não recicláveis e administrados pela Gerência de Serviços e Instalações (GSI). Os materiais recicláveis são doados às cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras da CNC. Todo o material doado é revendido às indústrias recicladoras, gerando estímulo à reciclagem e renda para as famílias dos cooperativados. Conheça os resultados: 

Por conta da pandemia, a coleta seletiva solidária não foi realizada, em 2020, no Rio de Janeiro.  

Em Brasília, a coleta seletiva solidária foi realizada, em 2020, e registrou-se a geração de 1.873 kg de materiais recicláveis, uma queda de 41,1% em relação a ano anterior, revertidos como renda de R$337,14 para a Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis – Renascer. A geração de materiais não recicláveis ficou em 280 kg, uma queda de 80% em relação ao ano anterior.  

Resíduos de Saúde (Kg)

Os resíduos de saúde gerados a partir das atividades nos consultórios médicos e odontológicos são descartados de forma ambientalmente correta. Em 2020, registou-se o descarte correto de cerca de 46 kg entre Rio de Janeiro e Brasília. Todo o material é acondicionado no Descarpack até ser recolhido pela empresa Clean Ambiental no Rio de Janeiro e Stericycle Gestão Ambiental em Brasília. 

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI) 

Descartes ambientalmente corretos

Em 2020, a CNC Brasília não teve necessidade de consumo e descarte de cartuchos, devido ao trabalho remoto.  

Na CNC Rio de Janeiro os cartuchos estão acondicionados no almoxarifado até que haja um parceiro para destinação correta. 

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP) 

A partir de uma parceria com a CNI para o descarte correto de pilhas, em 2020, a CNC Brasília realizou o descarte correto de 11,4 kg de pilhas utilizadas nos controles de ar-condicionado e de videoconferência, microfones, TVs, decodificadores, lanternas e passadores de slide.  

Na CNC Rio de Janeiro, não foi realizado descarte de pilhas, devido ao baixo consumo por conta do trabalho remoto. 

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI) 

Em nossas atividades de escritório identificam-se o uso de baterias nos nobreaks dos computadores e em algumas impressoras da reprografia. Em 2020, não houve necessidade de descarte deste tipo de material na CNC Brasília. No Rio de Janeiro houve a devolução de 71 baterias de nobreaks usadas, sendo estas recolhidas e recicladas pela empresa EcoBrasil.  

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI) 

A partir de outubro de 2015, a CNC Brasília passou de forma gradual a substituir as lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED. E a partir de 2016, começou a ser realizado o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes. Em 2020, houve redução na rotina de manutenção com o período de trabalho remoto. O total de descarte de lâmpadas das áreas exclusivas da CNC foi de 53, encaminhadas para o Condomínio do Edifício CNC, responsável pela contratação da empresa DMS Recicláveis e Serviços Ambientais.  

Na CNC Rio de Janeiro, em 2020, as lâmpadas fluorescentes foram acondicionadas para o descarte correto no tempo oportuno. Elas são substituídas de formal gradual por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e são mais duráveis. 

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI) 

Indicadores Sociais

Investimentos em Desenvolvimento Educacional dos Empregados

Ao investir na educação de seus colaboradores, a CNC investe no pilar social da sustentabilidade, já que, espera-se que este investimento retorne ao negócio em forma de desenvolvendo e preparação para lidar com o futuro. Exemplos do que pode ser gerado: aumento da produtividade; da capacidade analítica, inovações, cooperação para uma visão sistêmica, novos modelos de negócio e de gestãonovos projetos e melhoria de processos. No ano de 2020, a CNC registrou 13.743 horas de investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores (entre Rio de Janeiro e Brasília). Em relação ao ano de 2019, houve um aumento de 387% nas horas.   

0
h

2018

0
h

2019

0
h

2020

Proporção de Homens e Mulheres no Quadro Funcional e de Mulheres na Liderança

Relacionado ao pilar social da sustentabilidade, a mensuração do percentual de homens e mulheres no quadro funcional o percentual de mulheres nocargos de liderança se relaciona a promoção e inclusão feminina no ambiente organizacional das empresas. Nos últimos oito anos identifica-se que a CNC não possui uma disparidade entre o percentual de homens e mulheres no quadro funcionalQuanto ao percentual de mulheres na liderançao dado é apresentado pela primeira vez em 2020, e mostra que nos últimos três anos a CNC aumentou o percentual de mulheres nos cargos de liderança.   

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2012

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2013

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2014

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2015

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2016

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2017

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2018

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2019

0
%
Homens
0
%
Mulheres
  • Mulheres
  • Homens

2020

Percentual de mulheres em cargos de liderança

0
%

2019

0
%

2020

0
%

2021

Fonte: Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

Resultado financeiro

Resultado financeiro atrelado a princípios da sustentabilidade

A sustentabilidade corporativa consiste em um conjunto de ações, iniciativas e projetos que tem o objetivo de gerar eficiência no uso dos recursos, assegurando a sustentabilidade do negócio nos médios e longo prazos, ao mesmo tempo em que promove a equidade social e a redução dos danos ao meio ambiente.  

Sendo assim, o resultado financeiro consiste em uma estimativa do valor total investido no Programa Ecos vis-à-vis o total economizado, por meio de ações, iniciativas ou projetos ecoeficientes e campanhas de conscientização, sensibilização e ações de engajamento para o uso parcimonioso dos recursos. Além disso, como a sustentabilidade está nas áreas, ações, iniciativas e projetos de diversos setores influenciam positivamente nos resultados. No ano de 2020, com o trabalho remoto os indicadores financeiros atrelados ao consumo de energia, água, papeis e outros foram impactados de forma positiva com reduções significativas.  

Para este cálculo, considerou-se como referência os valores reais gastos pela instituição com a aquisição dos referidos recursos, tais como: consumo de energia, água, papel A4, papel-toalha e copos descartáveis. A fórmula de cálculo é uma comparação em relação ao ano anterior, período 2019-2020. Vale destacar que a partir de março de 2020 a CNC passou a realizar o trabalho remoto, devido a pandemia do coronavírus e, por isso, os números apresentaram oscilação atípica.  

O impacto da redução do consumo de café está relatado de forma extraordinária neste relatório, por conta do trabalho remoto. O período de análise se deu de abril a dezembro de 2020, em relação ao mesmo período de 2019, quando o trabalho era presencial, para fins de comparação. O consumo de café teve queda de 87,49% e o recurso financeiro registrou baixa de 86%, gerando uma economia de R$ 22.093.     

O plano de ação do Ecos para 2020 foi revisto por conta da pandemia e basicamente não foram realizadas ações com investimento financeiro, o foco deu-se no desenvolvimento de parcerias para realização de ações a custo zero. Utilizou-se o capital intelectual como forma de realizar diversas atividades ao longo do ano sem necessariamente necessitar do capital financeiro. Veja abaixo os descritivos de algumas ações: 

  • Não houve custo no atendimento às Federações, devido a suspensão de viagens a serviço. No entanto, veio a oportunidade de transformar o processo da implantação do Ecos para o formato totalmente digital, gerando economia e eficiência operacional.  

  • Não houve custo para realização da ação de voluntariado, devido a parceria com o Sesc. 

  • Não houve custo para aplicação da pesquisa de engajamento em sustentabilidade, devido a parceria com a start-up Sustentaí, que estava construindo a inteligência artificial.  

  • Não houve custo para realização da Rodada Sustentável. 

  • Não houve custo para criação e aplicação da matriz estratégica em sustentabilidade no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Rio Grande do Sul. 

  • Não houve custo para a criação da matriz de priorização dos stakeholders.  

Investimentos do Ecos – Programa de Sustentabilidade

Aquisição de materiais para doação na campanha das chuvas

R$ 3.855,35

Aquisição de materiais do Kit Ecos

R$ 2.616,00

Aquisição de serviços gráficos e envio de materiais

R$ 2.349,96

Aquisição referente a contrato

R$ 1.723,63

Total do investimento: R$ 10.544,94

Descritivo financeiro gerado com a economia de recursos:

Consumo de energia

R$
0

Consumo de água

R$
0

Consumo de copos descartáveis

R$
0

Consumo de papel A4

R$
0

Consumo de papel-toalha

R$
0

Consumo de café

R$
0

Total da economia gerada: R$ 751.110

Relatórios anteriores e Case Integrado do Ecos