Relatório Ecos 2021

0

Apresentação

Após o ano de 2020 marcado por preocupações e incertezas, o ano de 2021 representou para todos um alívio, o início da vacinação possibilitou que a vida e a rotina fosse retornando aos poucos ao ritmo anterior à pandemia de COVID-19 e na CNC não foi diferente.

Seguindo todos os protocolos de segurança e vacinação obrigatória, a CNC retoma suas atividades presenciais em julho de 2021 e com isso a operação do ECOS – Programa de Sustentabilidade, com seus processos modificados e adaptados à nova rotina. O processo de implantação foi revisto e agora é todo virtual, tornou-se mais ágil e econômico, sem perda na eficiência, eficácia e metodológica. A implantação virtual beneficiou a mitigação das externalidades causadas pelo Programa, evitando viagens e, consequentemente, as emissões atmosféricas. Outro benefício foi a redução dos custos logísticos e operacionais. O Encontro Nacional de Sustentabilidade aconteceu, também de forma virtual, e proporcionou a participação de um maior número de pessoas.

Em função da revisão do processo e do processo eleitoral das Federações as implantações do Programa Ecos foram suspendidas e serão retomadas em 2022. Sem as implantações, a CNC reforçou seu canal de escuta com os pontos focais e iniciou uma série de projetos internos para reforço das perspectivas estratégicas do Programa, que poderão ser lidos nesse relatório.

Boa leitura!

Implantação nos estados

Devido a pandemia do coronavírus, não houve implantações do Ecos – Programa de Sustentabilidade no ano de 2021. Conforme evidenciado em 2020, o Comitê Nacional do Ecos decidiu transformar o processo de implantação do formato híbrido (à distância e presencial) para totalmente à distância e realizou um projeto piloto com o Sistema Fecomércio Sesc Senac Rio Grande do Sul. A fase de capacitação aconteceu dias 15, 17 e 19 de março.

Para Fábio Wagner, gerente do Núcleo de Gestão do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, o aprendizado compartilhado nos três dias fortalece a gestão sustentável das entidades. “Ficamos muito felizes em participar da capacitação do Programa Ecos. Foram momentos de muito aprendizado que, certamente, vão gerar o engajamento necessário aos colaboradores que atuarão no desenvolvimento de diversas ações, iniciativas e projetos na temática socioambiental. Destaco, principalmente, aquelas que nos farão utilizar recursos com ecoeficiência”, afirmou Fábio.

Em 2021, foram acordadas as Fecomércio que seriam atendidas no próximo exercício de 2022, principalmente por conta de muitas Federações estarem dedicadas ao seu processo eleitoral.

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB

Encontro Nacional de Sustentabilidade

Nos dias, 25, 27 e 29 de outubro, o Ecos – Programa de Sustentabilidade promoveu a segunda edição do Encontro Nacional de Sustentabilidade e contou com a participação de mais de 600 pontos focais da sustentabilidade pelo Brasil. O principal objetivo do evento foi proporcionar a interação, alinhamentos e a troca de conhecimento na temática entre a rede de sustentabilidade do Sistema Comércio, formada por representantes da CNC, das Federações, e dos Departamentos Nacionais e Regionais de Sesc e Senac pelo Brasil, com vistas ao alinhamento institucional sobre ações relacionadas às temáticas da “Gestão Sustentável”, “Educação para Sustentabilidade” e “Aquisições Sustentáveis”.

Resultados do evento

Satisfação em relação a programação do evento

Em relação à programação do evento, fiquei:

  • Muito Satisfeito - 36%
  • Satisfeito - 54%
  • Pouco Satisfeito - 7%
  • Insatisfeito - 0%
Satisfação em relação a adequação das palestras e se trouxeram novidades

As palestras foram adequadas? Trouxeram novidades?

  • Muito Satisfeito - 42%
  • Satisfeito - 53%
  • Pouco Satisfeito - 7%
  • Insatisfeito - 0%
Se o conteúdo apresentado poderá ser aplica na gestão da sua entidade

O conteúdo apresentado poderá ser aplicado na gestão da sua entidade?

  • Concordo - 75%
  • Parcialmente - 25%
  • Discordo - 0%

Depoimentos dos participantes

Atuação Ecos CNC

Grupo gestor

As ações, iniciativas e projetos do Programa Ecos são planejados anualmente e conforme a necessidade de interação e parceria com as áreas da CNC, as reuniões são agendadas para estruturação e execução das atividades referente ao trabalho proposto. Além disso, o Ecos apoio a realização de ações das áreas que se relacionam com seus objetivos propostos.

Com o período do trabalho remoto, o acompanhamento das atividades passou a ser feito via Teams e/ou por e-mail, de acordo com a demanda, conforme o cronograma planejado.

No ano de 2021, o grupo gestor da CNC e dos Departamentos Nacionais do Sesc e Senac atuou de forma integrada quando necessário.

Projetos especiais

Através do Programa Ecos na CNC e da Comissão de Negociação Coletiva do Comércio (CNCC), foi realizado no dia 16 de setembro, o webinário Diversidade na Prática. Existe uma série de razões para que o tema da diversidade tenha ganhado destaque no ambiente empresarial. Desde a pressão da sociedade, o crescimento das denúncias em redes sociais, a atuação da Justiça e a percepção de que empresas mais diversas são mais justas, respeitadas, inovadoras e lucrativas.

Para Álvaro Furtado, a inclusão das pessoas na sociedade é fundamental, e o papel do Programa Coexistir ajuda muito nesse processo. “O Sincovaga-SP vem, desde 2003, buscando incluir o debate sobre a diversidade. Desde que foi criada a Lei de Cotas, há 20 anos, nós vimos a necessidade de uma resposta a problemas decorrentes, caso da obrigatoriedade da inclusão de pessoas com deficiência, para empresas com mais de 100 funcionários.”

O programa foi criado a partir de um Grupo de Trabalho (GT), e foi possível debater outras demandas dentro da diversidade e inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD), que ocorriam e precisavam de um olhar mais de perto, como a colocação de pessoas trans e refugiados no mercado de trabalho.

A advogada da Divisão Sindical da CNC, Luciana Diniz, reforça que o programa Coexistir é inspirador para os outros sindicatos patronais. “Mais do que nunca, o sindicato deve atuar de forma proativa, promovendo ações em prol das classes dos empregadores e reforçando sua atuação na defesa dos interesses de sua base”, afirma Luciana. Observando ainda que, em contrapartida, as empresas devem dar mais espaço para fortalecimentos dessas relações, assim como incluir temas da diversidade em práticas internas. “E isso deve ser valorizado”, completa a advogada.

“Nós conseguimos, através do tripartismo, fazer uma parceria entre sindicato dos empresários, sindicato dos trabalhadores e autoridades do antigo Ministério do Trabalho, criando um pacto que permitiu que as empresas tivessem um pouco mais de tempo para ficar de acordo com a meta a ser cumprida, que é 100% de sua cota. Foi assim que o Programa Coexistir nasceu, com objetivo de proporcionar às empresas a oportunidade de participarem da inclusão social, não só para cumprir a Lei de Cotas, mas para fazer a diversidade se tornar parte efetivamente de suas vidas”, disse.

Maria de Fatima explicou que a ideia do Programa Coexistir se deu através da demanda das empresas para o sindicato, devido às dificuldades em cumprir a Lei de Cotas estabelecida pelo governo em um prazo curto. Hoje, o Sincovaga-SP vai muito além, entregando serviços de consultoria para a criação de projetos por meio de diversos parceiros. “Fizemos um pacto coletivo e começamos a trabalhar. Criamos um plano de ação, identificamos os desafios e começamos a agir”, disse ela, ressaltando também que o Programa Coexistir tem fundamentalmente como objetivo trabalhar em rede, com o governo, as empresas e os sindicados.

Perspectivas Estratégicas

As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos: sensibilização dos empregados, mitigação dos impactos socioambientais e otimização do uso dos recursos norteiam o direcionamento das ações, iniciativas e projetos executados e apoiadas pelo Ecos e que se relacionam com as dimensões social, ambiental e econômica. No ano de 2021, por conta da pandemia do coronavírus e do trabalho remoto o planejamento foi ajustado a realidade e as necessidades impostas pela pandemia. Foram executadas e apoiadas as seguintes ações e rotinas:

  • Para esclarecer as dúvidas e apresentar um olhar diferente para os colaboradores sobre Sustentabilidade, a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) convidou, em março, a analista da CNC responsável pelo Programa Ecos, Fernanda Ramos, para participar do Café Online “Sustentabilidade, o que é importante saber?”. Segundo ela, a preservação do meio ambiente e a atividade econômica andam lado a lado, algo que muita gente não sabe. “Sustentabilidade é definida por três aspectos: social, econômico e ambiental. Para a CNC se tornar uma organização sustentável, é fundamental a contribuição dos colaboradores. É necessário que, a cada dia mais, as pessoas busquem um entendimento maior do tema.”
  • Divulgação das personas em sustentabilidade, após a aplicação de inteligência artificial para diagnóstico corporativo do tema. Após firmar parceria, em agosto de 2020, com o Sustentaí, uma startup que democratiza o conhecimento da sustentabilidade nas organizações. A inteligência artificial LAIS mediu e classificou o engajamento dos colaboradores da CNC no tema com base nas respostas a uma pesquisa, por meio da análise de percepção e emoção das pessoas. Cada participante teve acesso ao seu perfil mapeado pela LAIS com a descrição das características, de acordo com um tipo de classificação criado pela startup. Esses perfis foram formulados por especialistas em sustentabilidade, após muitas pesquisas e experiência deles em implementar o tema em diversas empresas e organizações. As personas apresentadas pelos 269 colaboradores da CNC, que participaram da pesquisa, variaram entre o 1 e o 4, estando concentrados, majoritariamente, nos perfis 1 e 2, revelando um diagnóstico inicial de conhecimento no tema. Veja as personas abaixo:
  • Com o mote “Sustentabilidade. Eu penso, eu faço”, a primeira fase da campanha entregou o resultado individual de cada respondente da LAIS com a respectiva persona e, portanto, o perfil descritivo de engajamento em sustentabilidade. Para democratizar o tema no ambiente corporativo da CNC, a segunda fase mostrou que a temática da sustentabilidade está inserida em processos de trabalho das áreas, além de comprovar que promover gestão sustentável não é somente agir no pilar ambiental, mas também estar voltada para as agendas dos pilares social e econômico. Na prática, diversas áreas da CNC compartilharam experiências de trabalho que estão relacionadas ao tema da sustentabilidade, estando inserido em seus trabalhos de formas diferentes. Contando essas histórias estavam os colaboradores, como personagens do processo de educação para sustentabilidade, para que o tema fosse percebido como um caminho de tomada de decisão para a CNC. A campanha obteve resultado positivo, passando a meta estabelecida de 40% de adesão por meio dos cliques ao e-mail marketing disparado, através do CNC on-line.
  • O Ecos promoveu na UniCNC a palestra, ao vivo, Sustentabilidade na CNC, e eu com isso?, com Julianna Antunes, do Sustentaí. A ação, que contou com a participação de 135 colaboradores da Confederação, 41,66% da força de trabalho, faz parte do plano de engajamento para promover o tema no ambiente corporativo, realizando a sustentabilidade corporativa e envolvendo as áreas. Além disso, a iniciativa visou elevar a maturidade e o entendimento para lidar com a temática internamente, e marcou o fechamento da campanha Sustentabilidade. Eu penso, eu faço.
  • A matriz de desempenho socioambiental foi aplicada pela primeira em vez em 2021, no exercício 2020 e divulgada dentro do Relatório Ecos 2020.
  • O Relatório Ecos 2020 foi divulgado totalmente on-line e todas as ações realizadas no ano foram reportadas, além dos indicadores operacionais e financeiros. O relatório de impressões trouxe um ranking dos setores que mais reduziram seus impactos e economizaram. Além disso, os dados do relatório foram divulgados pela segunda vez para o público externo.
  • Desde 2019, o Ecos tem uma página fixa na CNC Notícias para abordar temas da sustentabilidade, promovendo a educação para a sustentabilidade e a educação da sustentabilidade. Além de uma página fixa no i! para comunicação interna da temática. Todas as edições divulgam conteúdos relevantes sobre o assunto e não somente sobre as ações do programa, mas informações para engajamento no tema.
  • Criado e administrado pelo Departamento Nacional do Sesc, o Blog e Twitter do Ecos visam disseminar informações do programa em todo o Brasil. Acompanhem nos endereços: http://programa-ecos.blogspot.com/ e https://twitter.com/programaecos.
  • Em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) é realizada uma apresentação do programa e de suas atividades aos novos colaboradores, que chegam a CNC, e feita a entrega da ferramenta de boas práticas ambientais com xícara e copo reutilizáveis, sacola retornável e pin do Ecos para ser colocado no cordão do crachá. Todo o material deve ser utilizado no ambiente corporativo.
  • O Grupo Brasanitas iniciou suas atividades nas dependências da CNC/RJ em 2 de agosto. Os empregados terceirizados receberam as canecas e xícaras do Programa Ecos e orientações sobre o sistema de coleta seletiva do prédio. A empresa foi aprovada no processo de licitação e está prestando o serviço de limpeza, conservação e jardinagem.
  • O Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) do prédio do Rio de Janeiro e de Brasília é realizado de forma rotineira e de responsabilidade da Gerência de Serviços e Instalações (GSI). Por conta da pandemia, durante alguns meses os materiais recicláveis não foram enviados para a cooperativa de catadores. O treinamento anual da equipe de limpeza sobre coleta seletiva também não foi realizado em 2021 pelo mesmo motivo.
  • A CNC recebeu, em outubro, o certificado de TI Verde entregue às instituições que participam do Projeto Floresta Microcity. O projeto consiste na neutralização da emissão de carbono, emitido na atmosfera pelo processo de uso de todos os equipamentos ativados pela Microcity, através do plantio de árvores. Ao todo, foram neutralizados 10.100 quilos de carbono (CO2) pelo uso no período de 30/08/2020 a 20/09/2021.
  • Desde 2017 a CNC, por meio da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Geti), contribui com o Programa de Logística Reversa de Toner da Simpress. Em 2021, foram coletadas para destino correto 59 unidades de toners entre Rio e Brasília a fim de minimizar o impacto ambiental. Por meio de parceiros qualificados e detentores de licenças legais, as coletas realizadas pela Simpress na CNC são enviadas aos parceiros para devida descaracterização, destruição e destinação final de forma ambiental e socialmente correta.
  • Desde 2017 a CNC aderiu ao Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da TerraCycle e todas as esponjas de limpeza utilizadas nas copas são enviadas para o processo. As copeiras, os garçons e o encarregado da equipe de limpeza e conservação são agentes diretos da ação de reciclagem. Em 2021, foram acondicionadas para a logística reversa da TerraCycle 75 unidades de esponjas em Brasília. No Rio de Janeiro não foi realizado. Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como separação, moagem, micronização e extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, que é vendida e utilizada para a produção de outros objetos como bancos, lixeiras, etc.
  • Desde 2016, a CNC disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para coleta do óleo de cozinha usado pelos colaboradores como responsabilidade socioambiental. Cada litro de óleo descartado de forma incorreta, pode contaminar milhares de litros d’água. Em troca os colaboradores recebem produtos de limpeza.
  • Foi realizada a campanha de coleta de mousepad com a troca do material para divulgação da missão, visão e valores da CNC. Os colaboradores foram incentivados a reutilizar o material, usando em casa ou dando para algum amigo ou a enviar para a reciclagem. Os mousepads coletados foram enviados para a cooperativa de catadores parceria do Programa Ecos.
  • Em um trabalho realizado pela Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP) da CNC, foi efetuada a baixa de 389 itens imobilizados pela Confederação. Destes, 359 móveis, aparelhos de refrigeração e demais utensílios foram doados como sucata para a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, uma parceria do Programa Ecos. Também houve a doação de 29 itens para a Cruz Vermelha Brasileira, incluindo móveis, aparelhos de refrigeração e utensílios inservíveis em condições de uso, além de um veículo doado para a Fecomércio-PI.
  • Em parceria com a Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Geti) foi criado o dashboard com a compilação de ações, iniciativas e projetos, além de ações de melhoria, operacionalizadas pela TI no ano de 2021 e que contribuíram de forma positiva para critérios ambientais, sociais e de governança. O objetivo é evidenciar os critérios ambientais, sociais e de governança atrelados às atividades, promovendo a percepção de valor da sustentabilidade de forma transversal.

Indicadores de desempenho socioambiental

Os indicadores de desempenho medem os resultados da atuação do Ecos e de outras áreas que contribuem para a temática socioambiental.

Número de iniciativas de incentivo realizadas em prol do incremento da gestão ambiental na entidade
2021

15

Parâmetro

  • Alto: 7-10
  • Médio: 4-6
  • Baixo: 1-3
  • Iniciativas de redução no consumo de energia. Exemplos: desligamento das geladeiras nos finais de semana, troca dos equipamentos de ar-condicionado e outros, mudança gradual das lâmpadas fluorescente para LED e etc;
  • Iniciativas de redução no consumo de água. Exemplos: instalação de arejadores nas torneiras, maior intervalo de tempo na lavagem das garagens, substituição do uso de mangueiras por máquinas de pulverização de água e etc;
  •  Logística Reversa de toners, esponjas e lâmpadas;
  • Descarte correto de cartuchos e resíduos de saúde;
  • Coleta Seletiva Solidária;
  • Ponto de Entrega Voluntária de Óleo Vegetal;
  • Certificado de TI Verde – Neutralização da Emissão de Carbono no Uso de Equipamentos Ativados pela Microcity.
Índice de relação dos impactos diagnosticados na Matriz AIA
2021
Resultado: Não foi mensurado no exercício de 2021
  • Os principais aspectos e impactos ambientais relacionados as atividades da CNC se relacionam com o uso de energia, água e papel. Sendo assim, eles já estão sendo tratados em outras atividades.
Número de ações integradas realizadas entre as organizações do Sistema Comércio (CNC - Federação - Sesc - Senac)
2021

5

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 1-2
  • Encontro Nacional de Sustentabilidade (CNC – Federações – Sesc – Senac)
  • Webnário de Diversidade na Prática (CNC – Sindicato – Federações)
  • Implantação do Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac do Rio Grande do Sul (Continuação)
  • Produção do Guia de Aquisições Sustentáveis (CNC-Sesc-Senac)
Percentual de aquisições realizadas com base em Critérios Sustentáveis
2021

3

  • Não foi mensurado no exercício de 2021
    O Guia para Aquisições Sustentáveis foi construído no exercício 2021, ainda sem mecanismo de mensuração. No entanto, sabe-se que a aquisição de resma de papel A3 e A4 tem Certificação FSC e Rainforest Alliance, assim como os envelopes. Além disso, no exercício 2021 foram adquiridos mexedores de bebidas ecológicos.
Número de ações de cunho educacional voltadas para à sensibilização, conhecimento e habilidades necessárias à sustentabilidade
2021

6

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 0-1
  • Produção de Webinário Diversidade na prática;
  • Campanha “Sustentabilidade. Eu penso, eu faço”.
  • Aula ao vivo na UniCNC “Sustentabilidade na CNC, e eu com isso?”
  • Divulgação do Relatório Ecos 2020;
  • Produção de matérias na CNC Notícias;
  • Café Online “Sustentabilidade, o que é importante saber?”.
Número de técnicas eco eficientes implantadas na infraestrutura de Unidades e/ou Sede
2021

3

Parâmetro

  • Alto: 7-10
  • Médio: 4-6
  • Baixo: 1-3

1 – Aproveitamento de água (Sistema de aproveitamento de água da chuva): Não se aplica.

2 – Uso de Materiais Naturais e Reciclados: Se aplica.

3 – Integração de Técnicas Bioclimáticas: Não se aplica.

4 – Tratamento dos Resíduos e Política dos 3 Rs: Se aplica.

5 – Geração de Energia: Não se aplica.

6 – Integração da Vegetação: Não se aplica.

Número de técnicas eco eficientes implantadas na infraestrutura de Unidades e/ou Sede
2021

>1

Parâmetro

  • Segurança: < 1
  • Atenção: = 1
  • Risco: > 1

Em 2021 o consumo de água teve um aumento se comparado com 2020.

Em 2021 tivemos um consumo considerável de energia. Com a volta do trabalho presencial.

Em 2021 o consumo de energia e água teve um aumento devido ao retorno no trabalho presencial.

– Consumo de Água em Litros = 0,72

– Consumo de Energia em kwh = 1,78

– Gasto de Água = 0,78

– Gasto de Energia = 2,45

Percentual de Unidades e/ou Sede que utilizam fontes de energias renováveis ou menos poluentes
2021

<1

Parâmetro

  • Segurança: < 1
  • Atenção: = 1
  • Risco: > 1

Fase de planejamento do Projeto Aton – construção de usinas fotovoltaicas para atender a 100% do consumo de energia, em 2024, da CNC, SESC e SENAC (Unidades Nacionais e Regionais).

Cronograma de ações:

2022 – Contratação das empresas parceiras para a construção das Usinas/Início da Estruturação

2023 – Início/Finalização das obras

2024 – Plena Operação

Número de Unidades e/ou Sede com PGRS implantado
2021

100%

  • PGRS implantados na CNC/DF e RJ.A CNC/DF e o Ed.CNC, ambos têm PGRS implantados. mas não foi revisado em 2021, por conta da pandemia.A CNC/RJ tem PGRS Implantado, mas não foi revisado em 2021, por conta da pandemia.
Número de ações sociais e de voluntariado convergentes aos temas "paz social" e "solidariedade"
2021

3

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 1-2
  • Programa Gestante Saudável
  • Doação de Bens Patrimoniais baixados.
  • Campanha Solidária “Seja Você o Papai Noel de uma Criança”
Número de indicadores de desempenho monitorados
2021

8

Parâmetro

  • Alto: 8-11
  • Médio: 4-7
  • Baixo: 0-3
  • Até o atual momento, temos monitoradas 8 indicadores

Indicadores de consumo

Desde 2011, os indicadores relacionados ao consumo dos recursos hídricos, energéticos e outros, vem sendo acompanhados. Com isso, é possível verificar o compilado do consumo dos últimos três anos e a análise do ano de 2021.

Partindo da máxima de que “não se gerencia o que não se conhece”, os indicadores têm a finalidade de medir sistematicamente o desempenho da sustentabilidade, no que diz respeito a utilização dos recursos naturais e financeiros, facilitando a análise dos resultados e as possíveis tomada de decisão das respectivas áreas responsáveis pela gestão destes recursos.

Água

Consumo de água CNC/DF (Litros x Ano)

2019 - 3.583.000
2020 - 2.941.000
2021 - 2.748.000

Consumo de água CNC/RJ (Litros x Ano)

2019 - 4.036.000
2020 - 4.552.000
2021 - 4.929.000

Consumo de água total (Litros x Ano)

2019 - 7.619.000
2020 - 7.493.000
2021 - 7.677.000

Em 2021 o consumo de água voltou a subir com o retorno das atividades presenciais, houve um aumento no consumo se comparado a 2020 e a 2019. No entanto, esse aumento se justifica em função da necessidade maior de higienização das áreas comuns e das mãos para diminuir as chances de contaminação. Ainda que o cindiconsumo tenha aumentado, houve uma economia de R$ 88.430,00.

Energia

Consumo de energia CNC/DF (Kwh x Ano)

2019 - 192.020
2020 - 107.020
2021 - 138.550

Consumo de energia CNC/RJ (KwhxAno)

2019 - 1.275.761
2020 - 685.676
2021 - 742.110

Consumo de energia total (Kwh x Ano)

2019 - 1.467.781
2020 - 792.696
2021 - 880.660

Em 2021 o consumo de energia elétrica teve um aumento em relação a 2020, ano que a CNC adotou o regime de trabalho remoto, contudo em 2021 a CNC retornou às suas atividades presenciais impactando nos dados de energia elétrica. Se comparados os números de 2019 e 2021, anos em que o trabalho foi presencial, houve uma redução de 11% no consumo de energia. A redução do consumo significou uma economia de R$ 345.390,00.

Copos descartáveis

Consumo de copos CNC/DF (Unidades x Ano)

2019 - 51.900
2020 - 3.100
2021 - 3.200

Consumo de copos CNC/RJ (Unidades x Ano)

2019 - 222.400
2020 - 14.700
2021 - 13.025

Consumo de copos total (Unidades x Ano)

2019 - 274.300
2020 - 17.800
2021 - 16.225

O consumo de copos descartáveis reduziu em 9% em relação ao ano de 2020, ano que o Programa atingiu suas maiores taxas de redução e economia em função da pandemia de COVID-19 e a adoção do trabalho remoto. A economia em relação ao ano anterior significa um total de R$ 591,00. Se mantivermos a comparação com o ano de 2019, em que houve trabalho presencial, a redução foi de 93% e gerou uma economia de R$ 20.630,20.

Papel Toalha Folhas

Consumo de papel-toalha CNC/DF (Folhas x Ano)

2019 - 353.100
2020 - 165.516
2021 - 146.792

Consumo de papel-toalha CNC/RJ (Folhas x Ano)

2019 - 1.920.000
2020 - 57.600
2021 - 96.000

Consumo de papel-toalha Total (Folhas x Ano)

2019 - 2.273.100
2020 - 223.116
2021 - 242.792

O consumo de papel toalha em folhas vem em processo de redução, em função da troca para o papel em rolos. Comparativamente, o consumo aumento em relação ao ano de 2020. Contudo, levando-se em conta que o ano de 2020 foi atípico na utilização dos recursos do local de trabalho por conta do trabalho remoto, o consumo foi apenas 8,82% superior. Levando em conta o ano de 2021, a redução foi de 89,32%, uma economia de R$ 46.591,83

Papel Toalha Rolos

Consumo de papel-toalha CNC/DF (Rolos x Ano)

2019 - 0
2020 - 0
2021 - 0

Consumo de papel-toalha CNC/RJ (Rolos x Ano)

2019 - 98
2020 - 105
2021 - 158

Consumo de papel-toalha total (Folhas x Ano)

2019 - 1.157.000
2020 - 259.000
2021 - 187.000

O consumo do papel tolha em rolos aumentou desde o início de sua utilização em 2019. No ano de 2020 houve uma redução, mas no ano de 2021, com o retorno do trabalho presencial e primeiro ano com utilização do material durante todo o ano, a utilização aumentou em 50%.

Papel A4

Consumo de papel A4 CNC/DF (Folhas x Ano)

2019 - 289.000
2020 - 51.500
2021 - 5.500

Consumo de papel A4 CNC/RJ (Folhas x Ano)

2019 - 868.000
2020 - 207.500
2021 - 181.500

Consumo de papel A4 total (Folhas x Ano)

2019 - 98
2020 - 105
2021 - 158

A queda no consumo de papel A4 tem sido constante, em relação ao ano de 2020 houve uma queda no consumo de 27,80%. Essa redução pode ser explicada com o aumento da cultura de documentos digitais implementada no ano de 2020, durante o trabalho remoto, que se estendeu no retorno do trabalho presencial em 2021. A redução de consumo resultou em uma economia de R$ 11.818,00. Se a comparação for feita com o ano de 2019 a redução é ainda mais expressiva, 83,84% no consumo, refletindo uma economia de R$ 24.419,89.

Relatório de impressões

As impressões de 2021 registraram um aumento de 14,52% em relação ao ano anterior. O aumento pode ter ocorrido devido ao retorno do trabalho presencial em 5/7/2021.

Vale lembrar que as funcionalidades de impressão que presam pela sustentabilidade: padrão de impressão frente e verso, impressão rápida com baixa qualidade (modo preto e branco) e maior capacidade de produção por quantidade de toner estão ativadas nas impressoras Simpress utilizadas na CNC.

Conheça as principais reduções de impressões em 2021. As atividades e os procedimentos das áreas influenciam nessa quantidade.

-
0
%

Vice-presidência Administrativa (VPA)

-
0
%

Vice-presidência Financeira (VPF)

-
0
%

Caixa

-
0
%

Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

-
0
%

Divisão Jurídica (DJ)

Coleta seletiva e descartes

Desde 2012 todo o resíduo gerado na CNC é separado pela coleta seletiva solidária, além de ser realizado o descarte ambientalmente correto dos resíduos de saúde, de lâmpadas, de pilhas, baterias, cartuchos e a logística reversa de toner e esponjas. Como incentivo a educação socioambiental, a CNC disponibiliza um ponto de entrega voluntaria de óleo de cozinha para o descarte correto dos colaboradores.

A partir do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), atendendo a Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS), os materiais da coleta seletiva são separados de forma binária em recicláveis e não recicláveis e administrados pela Gerência de Serviços e Instalações (GSI). Os materiais recicláveis são doados às cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras da CNC. Todo o material doado é revendido às indústrias recicladoras, gerando estímulo à reciclagem e renda para as famílias dos cooperativados. Conheça os resultados:

No Rio de Janeiro, a coleta seletiva solidária de 2021 registrou o envio de 5.027 kg de materiais recicláveis para a cooperativa de catadores Coopama, revertidos como renda para as famílias cooperativadas em R$3.824.

Em Brasília, a coleta seletiva solitária de 2021 registrou o envio de 677 kg de materiais recicláveis para a cooperativa de catadores Renascer, revertidos como renda para as famílias cooperativadas em R$121,86.

Resíduos de Saúde (Kg)

Os resíduos de saúde gerados a partir das atividades nos consultórios médicos e odontológicos são descartados de forma ambientalmente correta. Em 2021, registou-se o descarte correto de cerca de 44,02 kg entre Rio de Janeiro e Brasília. Todo o material é acondicionado no Descarpack até ser recolhido por empresa especializada.

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI)

Descartes ambientalmente corretos

Cartucho

Em 2021, a CNC Brasília descartou 13 unidades de cartuchos. No Rio de Janeiro, 418 cartuchos foram descartados pelo programa de logística reversa da HP.

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP)

Pilhas

Em 2021, a CNC Brasília realizou o descarte correto de 2,7 kg de pilhas utilizadas nos controles de ar-condicionado e de videoconferência, microfones, TVs, decodificadores, lanternas e passadores de slide. O descarte é realizado a partir de uma parceria com a CNI. Na CNC Rio de Janeiro, foi realizado descarte correto de 20kg de pilhas com empresa especializada.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

Baterias

Em nossas atividades de escritório identificam-se o uso de baterias nos nobreaks dos computadores e em algumas impressoras da reprografia. Em 2021, não houve necessidade de descarte deste tipo de material na CNC Brasília. No Rio de Janeiro houve a devolução de 33 baterias de nobreaks usadas, sendo estas recolhidas e recicladas pela empresa EcoBrasil.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

Lâmpadas

A partir de outubro de 2015, a CNC Brasília passou de forma gradual a substituir as lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED. No ano de 2021, foram 244 trocas. A partir de 2016, começou a ser realizado o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes. Em 2021, as lâmpadas das áreas exclusivas da CNC foram armazenadas, sendo encaminhadas para o Condomínio do Edifício CNC, responsável pela contratação da empresa DMS Recicláveis e Serviços Ambientais.

Na CNC Rio de Janeiro, em 2021, 525 lâmpadas fluorescentes foram descartadas de forma ambientalmente correta pela empresa Koleta Ambiental. Vale destacar que as lâmpadas são substituídas de formal gradual por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e são mais duráveis.

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI)

Indicadores sociais

Investimentos em Desenvolvimento Educacional dos Empregados

Desde 2011, os indicadores relacionados ao consumo dos recursos hídricos, energéticos e outros, vem sendo acompanhados. Com isso, é possível verificar o compilado do consumo dos últimos três anos e a análise do ano de 2021.

Partindo da máxima de que “não se gerencia o que não se conhece”, os indicadores têm a finalidade de medir sistematicamente o desempenho da sustentabilidade, no que diz respeito a utilização dos recursos naturais e financeiros, facilitando a análise dos resultados e as possíveis tomada de decisão das respectivas áreas responsáveis pela gestão destes recursos.

Proporção de Homens e Mulheres no Quadro Funcional e de Mulheres na Liderança

Relacionado ao pilar social da sustentabilidade, a mensuração do percentual de homens e mulheres no quadro funcional e o percentual de mulheres nos cargos de liderança se relaciona a promoção e inclusão feminina no ambiente organizacional das empresas. Nos últimos oito anos identifica-se que a CNC não possui uma disparidade entre o percentual de homens e mulheres no quadro funcional. Quanto ao percentual de mulheres na liderança, o dado é apresentado pela primeira vez em 2020, e mostra que nos últimos três anos a CNC aumentou o percentual de mulheres nos cargos de liderança. No ano de 2021, a CNC alcançou a paridade entre homens e mulheres em cargos de liderança.

Fonte: Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

Resultado financeiro

Resultado financeiro atrelado a princípios da sustentabilidade

A sustentabilidade corporativa consiste em um conjunto de ações, iniciativas e projetos que tem o objetivo de gerar eficiência no uso dos recursos, assegurando a sustentabilidade do negócio nos médios e longo prazos, ao mesmo tempo em que promove a equidade social e a redução dos danos ao meio ambiente.

Sendo assim, o resultado financeiro consiste em uma estimativa do valor total investido no Programa Ecos vis-à-vis o total economizado, por meio de ações, iniciativas ou projetos eco eficientes e campanhas de conscientização, sensibilização e ações de engajamento para o uso parcimonioso dos recursos. Além disso, como a sustentabilidade está nas áreas, ações, iniciativas e projetos de diversos setores influenciam positivamente nos resultados. No ano de 2021, retornamos ao trabalho presencial, esse retorno representou um aumento dos indicadores financeiros atrelados ao consumo de energia, água, papeis e outros em relação ao ano de 2020, que estivemos em trabalho remoto. Contudo, se comparamos os indicadores dos anos de 2019 e 2021, anos em que o trabalho foi presencial, temos uma redução de todos esses indicadores.

Para este cálculo, considerou-se como referência os valores reais gastos pela instituição com a aquisição dos referidos recursos, tais como: consumo de energia, água, papel A4, papel-toalha e copos descartáveis. A fórmula de cálculo, apenas para o ano de 2021, é uma comparação em relação ao ano de 2019, visto que o ano de 2020 foi atípico em função da pandemia de COVID-19 e a adoção do trabalho remoto.

O consumo de café voltou ao relato ordinário. O período de análise se deu de janeiro a dezembro de 2021, a comparação foi feita em relação a 2019, ano em que as atividades foram presenciais. O consumo de café teve queda de 41% e o recurso financeiro registrou baixa de 10%, gerando uma economia de R$ 2.437,90.

O plano de ação do Ecos para 2021 foi retomado progressivamente, conforme o retorno do trabalho presencial, ainda assim as ações foram adaptadas para encontros virtuais, o foco deu-se no desenvolvimento de parcerias para realização de ações de treinamento, como o Encontro Nacional de Sustentabilidade. Utilizou-se o capital intelectual como forma de realizar diversas atividades ao longo do ano sem necessariamente necessitar do capital financeiro. Veja abaixo os descritivos de algumas ações:

Investimentos do Ecos – Programa de Sustentabilidade

R$
0

Serviço de Palestrante – Encontro Nacional de Sustentabilidade

R$
0

Envio de materiais

Total do investimento:

R$
0

Descritivo financeiro gerado com a economia de recursos

Consumo de energia

R$
0

Consumo de água

R$
0

Consumo de copos descartáveis

R$
0

Consumo de papel A4

R$
0

Consumo de papel-toalha em folha e em rolo

R$
0

Consumo de café

R$
0

Total da economia gerada:

R$
0

Relatórios anteriores