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Apresentação

O ano de 2022 foi marcado pela execução de projetos estratégicos para a Sustentabilidade na Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Um dos principais projetos construiu a redação da Política de Sustentabilidade para a CNC e os Departamentos Nacionais do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Elaborada de forma colaborativa, a política foi construída a partir de entrevistas em profundidade com os gestores das três casas, além de ter contado com o apoio de uma consultoria especializada no assunto. Foram realizadas mais de 60 consultas on-line.

A pauta das compras sustentáveis também avançou internamente, com o lançamento do Guia de Aquisições Sustentáveis CNC-Sesc-Senac em maio, no Conexão CNC-Sesc-Senac. O documento institucional orienta sobre critérios e diretrizes para se fazerem compras mais sustentáveis nas três casas. Para tanto, os compradores da CNC participaram de um workshop sobre o assunto em abril. Além disso, o Guia de Aquisições Sustentáveis foi adicionado ao processo de compras.

De forma transversal, a Confederação também avançou na questão do mapeamento dos stakeholders (partes interessadas no negócio), identificação de temas materiais do seu negócio e Política de Relacionamento com Stakeholders da entidade. Ambos os assuntos estão conectados e beneficiam a execução da temática da sustentabilidade no ambiente corporativo.

Outros projetos que estão colaborando com o amadurecimento para a jornada da Sustentabilidade na CNC foram realizados em 2022, a saber: Pesquisa com empresas representadas em sustentabilidade, Environmental, Social and Governance (ESG) e economia circular e Plataforma de Compras Sustentáveis, Diversidade e Inclusão Social a partir do planejamento da acessibilidade para o Portal do Comércio. Além da participação da Sustentabilidade nos eventos: Conferência Internacional “Communicating Sustainability”, Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNSE), Painel de “Regulação” das plenárias da Agenda Institucional, Conecta 2022 e categoria de sustentabilidade no Prêmio Conecta. Ademais, o tema foi abordado no livro com os resultados da gestão do presidente Tadros 2018-2022.

As implantações do Programa Ecos retornaram no ano de 2022; os estados atendidos pelo programa foram: Paraíba, Mato Grosso do Sul, Amapá, São Paulo e Santa Catarina. Informações mais detalhadas dos projetos podem ser conferidas nas demais seções deste relatório.

Boa leitura!

Implantação nos estados

No ano de 2022, o projeto de implantação do Programa Ecos retornou, após a pausa no ano de 2021 em função da pandemia do coronavírus e das eleições nas Federações.
Em março, foi realizada a capacitação da gestão do Programa Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac, na Paraíba. O objetivo desse treinamento é preparar o grupo gestor do Ecos para estar apto a operacionalizar o programa no ambiente corporativo. Além disso, foi realizado em agosto o Workshop de atualização do Ecos ‒ Programa de Sustentabilidade no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac de Mato Grosso do Sul.

Capacitação Paraíba


Lançamento Ecos Paraíba


Workshop atualização Ecos – MS

A Fecomércio-SP iniciou o processo de implantação de forma integrada com o Departamento Regional do Senac em abril, com a formação do grupo gestor. As equipes participaram da etapa de capacitação. Contudo, por questões internas, a implantação na Fecomércio-SP foi paralisada na fase de diagnóstico, com previsão de continuidade para o ano de 2023.

Capacitação São Paulo

A Fecomércio-SC iniciou o processo em novembro com a formalização do grupo gestor. A etapa seguinte foi a capacitação, realizada nos dias 7, 9 e 11 de novembro, somente com a equipe da Fecomércio-SC, pois os regionais de Sesc e Senac já haviam concluído essa etapa. Os passos seguintes para a implantação são a entrega do relatório diagnóstico, o planejamento e a finalização da implantação, que acontece no ano de 2023.
A Fecomércio-AP realizou todo o processo de implantação durante o ano de 2022. A reunião para formação do grupo gestor aconteceu no dia 12/04/2022, com a entrega da Portaria e a estruturação do grupo em 06/05/2022. A etapa seguinte de capacitação foi realizada durante os dias 30/05, 1º/06 e 06/06, de forma on-line, com todos os membros do grupo gestor e os integrantes dos Departamentos Regionais de Sesc e Senac. O diagnóstico foi individual para cada uma das entidades, que a partir de suas necessidades desenvolveram um planejamento comum para o ano de 2023, entregue em 09/08/2022. O evento de lançamento do Programa no Sistema Fecomércio-AP foi realizado em 09/12/2022.
Para Ladislao Monte, presidente da Fecomércio-AP, a implantação fortalece a prática da sustentabilidade nas atividades diárias. “O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac Amapá passa a implantar o Programa Ecos, que fortalece a prática colaborativa da sustentabilidade nas nossas atividades diárias. Tenho a plena certeza de que contaremos com o apoio de todos os nossos colaboradores a fim de tornar o sistema ainda mais sustentável. Parabéns à CNC pela idealização do programa, e vamos juntos levantar essa bandeira”, afirmou Ladislao.

Capacitação Amapá

TO BA SE PE AL RN CE PI MA AP PA RR AM AC RO MT MS GO PR SC RS SP MG RJ ES DF PB

Participação em eventos

A Conferência Internacional “Communicating Sustainability” foi um evento organizado pela Universidade de Glasgow (Irlanda) em parceria com a Universidade Federal de Sergipe e o Goucher College (EUA),  durante os dias 6 e 7 de setembro de 2022, cujo objetivo foi agregar grupos comunitários, mídia, acadêmicos, empresários, educadores e ativistas para discutir como os aspectos sociais e ambientais da sustentabilidade são entendidos e representados em casa setor específico.

A CNC, a convite do Sesc-DN, participou da mesa que discutiu “Iniciativas Institucionais para Sustentabilidade”, com a participação do professor Celso Funcia Lemme ‒ Coppead/UFRJ e Mario Saladini –Sesc-DN.

O professor Celso Lemme abriu a mesa falando sobre a importância da Inovação para a Sustentabilidade nas empresas. A CNC apresentou seu projeto “Mapeamento das partes interessadas e diretrizes estratégicas de sustentabilidade”. A mesa foi mediada por Mario Saladini, que também compartilhou a experiência do desenvolvimento e implantação da Matriz de Sustentabilidade no Sesc.

Durante os dias 17, 18 e 19 de agosto de 2022, foi realizado, em Brasília – DF, o 37º Congresso Nacional de Sindicatos Empresariais (CNSE). O evento contou com a participação de mais de mil entidades ligadas à CNC, reunindo Federações e Sindicatos de todo o Brasil. A CNC contribuiu ativamente com a 37ª edição na participação de importantes painéis e com bancadas de temáticas diversas, disponíveis durante todo o evento para apresentação dos produtos e serviços ofertados pela entidade. O tema da Sustentabilidade foi abordado no estande junto à Inovação, trazendo informações sobre o Ecos ‒ Programa de Sustentabilidade, a ABNT Prática Recomendada em ESG e as Representações na área de meio ambiente e sustentabilidade. Evidenciou-se o interesse dos participantes em compreenderem as questões da sustentabilidade, identificando maneiras de tornar as organizações representadas adequadas a questões como resíduos sólidos, logística reversa, ESG e turismo sustentável, eentre outras pautas da agenda.

Participação do núcleo de Sustentabilidade da Gecom nos debates virtuais realizados, em maio de 2022, pela Diretoria de Relações Institucionais (DRI) no painel “Regulação”. A plenária do painel abordou também as discussões sobre questões do meio ambiente e da logística reversa.

   

O evento “Conecta 2022” teve como objetivo reunir todas as 27 Federações estaduais e do Distrito Federal e as Federações nacionais para a discussão de temas comuns às entidades e troca de experiências. O evento aconteceu de 16 a 18 de novembro de 2022, na cidade do Rio de Janeiro. Durante todo o evento, o Programa Ecos manteve um totem que explicava sobre o tema da sustentabilidade, como o Sistema Comércio aborda a temática internamente e alguns resultados e indicadores do programa.

O evento também contou com o “Prêmio Conecta de Comunicação do Sistema Comércio”, cujo objetivo é valorizar os trabalhos produzidos pelos profissionais de Comunicação das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo associadas à CNC, estimulando o desenvolvimento e aprimoramento dos produtos de comunicação e marketing das assessorias de comunicação e o compartilhamento de experiências e campanhas. Foram premiados ações e projetos em seis categorias, entre elas a sustentabilidade. A Federação vencedora do prêmio na categoria Sustentabilidade foi a Fecomércio-DF, com o projeto de digitalização da cobrança sindical, uma melhoria de processo que permite a gestão mais sustentável da entidade.

Atuação Ecos CNC

Grupo gestor

As ações, iniciativas e projetos do Programa Ecos são planejados anualmente e conforme a necessidade de interação e parceria com as áreas da CNC; as reuniões são agendadas para estruturação e execução das atividades referentes ao trabalho proposto. Além disso, o Ecos apoia a realização de ações das áreas que se relacionam com seus objetivos propostos.

O acompanhamento das atividades é feito via Teams e/ou por e-mail, de acordo com a demanda, conforme o cronograma planejado.

No ano de 2022, o grupo gestor da CNC e dos Departamentos Nacionais do Sesc e Senac atuou de forma integrada quando necessário.

Projetos especiais

A CNC executou o projeto Diretrizes Estratégicas da Sustentabilidade, no qual foi construída a Política de Sustentabilidade da CNC e dos Departamentos Nacionais do Sesc e Senac a partir de uma metodologia colaborativa, que contou com a participação de todos os gestores das três casas e demais colaboradores envolvidos no projeto. O objetivo da política é evidenciar, através do documento, as diretrizes comuns a CNC, Sesc e Senac para a prática da sustentabilidade corporativa nas entidades.

A CNC aplicou pela primeira vez uma pesquisa com as empresas representadas no setor do comércio, serviços e turismo sobre a temática da sustentabilidade, ESG e economia circular. O projeto foi executado em parceria com a Diretoria de Economia e Inovação (Dein). O objetivo principal da pesquisa é mapear e diagnosticar oportunidades e riscos da implementação da agenda da sustentabilidade, ESG e economia circular junto às empresas que realizam as contribuições sociais para o Sistema S do Comércio, identificando potencialidade de projetos, parcerias e/ou apoios para disseminação do tema no ambiente empresarial.

A CNC realizou o planejamento do projeto de inclusão de ferramentas digitais de acessibilidade ao site da Confederação. O objetivo é tornar o site acessível a pessoas com deficiência ou com outras necessidades específicas de navegação, atendendo a Lei Brasileira de Inclusão e as normas internacionais de acessibilidade.

A CNC idealizou o projeto Plataforma de Compras Sustentáveis visando solucionar uma dor das empresas representadas em relação a compras sustentáveis. A plataforma trará a contextualização e definições sobre o assunto, explicando-o de forma didática e simples, além de oferecer de forma gratuita aos seus filiados uma ferramenta de autodiagnóstico no assunto e um plano de ação para que o tema das compras sustentáveis seja alcançado na prática. As orientações têm como referência a norma internacional no assunto. O produto desse projeto atenderá diretamente as empresas representadas pela CNC.

Perspectivas Estratégicas

As três perspectivas estratégicas do Programa Ecos, sensibilização dos empregados, mitigação dos impactos socioambientais e otimização do uso dos recursos, norteiam o direcionamento das ações, iniciativas e projetos executados e apoiadas pelo Ecos e que se relacionam com as dimensões social, ambiental e econômica. No ano de 2022 foram executadas e apoiadas as seguintes ações e rotinas:

• Em julho, a equipe da Dinâmica Facility, que realiza serviços de limpeza e conservação, manutenção, telefonia e copeiragem na CNC em Brasília, recebeu a capacitação sobre Qualidade no Atendimento, Postura e Trabalho em Equipe, Normas e Manuseio de Produtos Químicos, Saúde e Segurança Ocupacional, Boas Práticas de Higienização, Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde e Coleta Seletiva promovida pelo Programa Ecos.

 

• Em meio às comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, a CNC participou da Live da Reciclus, entidade gestora do Acordo Setorial da Logística Reversa de Lâmpadas Fluorescentes e Similares, para discutir sobre a importância da economia circular e como a logística reversa é chave fundamental para seu funcionamento. Participaram da live Camilla Horizonte, Rosangela Santos, da Reciclus, e Larissa Machado, da CNC.

 

• Foi lançado, em maio, no Conexão CNC-Sesc-Senac, o Guia de Aquisições CNC-Sesc-Senac. O documento institucional traz critérios e diretrizes para se fazerem compras sustentáveis nas três casas.

 

• Foi realizado, em abril, uma capacitação com os compradores da CNC sobre aquisições sustentáveis. Durante a apresentação foi debatido o tema, apresentado os principais pontos do Guia de Aquisições Sustentáveis e os desafios a serem superados.

 

• A equipe de limpeza da Brasanitas recebeu o treinamento em coleta seletiva e gestão de resíduos sólidos em abril.

 

• O Programa Ecos apoiou a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) na Campanha de arrecadação de materiais por conta da tragédia ocasionada pelas chuvas na região Serrana do Rio de Janeiro. Foram arrecadados: Alimentos e água: 3 ton, 664 kg e 460 g; Itens de higiene e limpeza: 397 unidades e diversas roupas.

• A matriz de desempenho socioambiental foi aplicada no exercício de 2022, demostrando a performance do tema através de seus indicadores.

• O Relatório Ecos 2021 foi produzido e está disponível para acesso no Portal do Comércio na seção Sustentabilidade. Acesse aqui. (https://ecos.cnc.org.br/relatorio-2021/)

• Desde 2019, o Ecos tem uma página fixa na CNC Notícias para abordar temas da sustentabilidade, promovendo a educação para a sustentabilidade e a educação da sustentabilidade. Além de uma página fixa no i! para comunicação interna da temática. Todas as edições divulgam conteúdos relevantes sobre o assunto e não somente sobre as ações do programa, mas informações para engajamento no tema.

• Criado e administrado pelo Departamento Nacional do Sesc, o Blog e o Twitter do Ecos visam disseminar informações do programa em todo o Brasil. Acompanhem nos endereços: http://programa-ecos.blogspot.com/ e https://twitter.com/programaecos.

• Em parceria com a Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH) é realizada uma apresentação do programa e de suas atividades aos novos colaboradores que chegam à CNC, e é feita a entrega da ferramenta de boas práticas ambientais, com xícara e copo reutilizáveis, sacola retornável e pin do Ecos para ser colocado no cordão do crachá. Todo o material deve ser utilizado no ambiente corporativo.

• O Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) dos prédios do Rio de Janeiro e de Brasília é realizado de forma rotineira e sob responsabilidade da Gerência de Serviços e Instalações (GSI). No ano de 2022 foi contratada uma consultoria ambiental para atualização do PGRS, conforme a legislação.

• O certificado de TI Verde entregue à CNC pela participação no Projeto Floresta Microcity está sendo reformulado. O projeto consiste na neutralização da emissão de carbono emitido na atmosfera pelo processo de uso de todos os equipamentos ativados pela Microcity, por meio do plantio de árvores.

• Desde 2017 a CNC, por meio da Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Geti), contribui com o Programa de Logística Reversa de Toner da Simpress. Em 2022, foram coletadas para destino correto 225 unidades de toners entre Rio e Brasília a fim de minimizar o impacto ambiental. Por meio de parceiros qualificados e detentores de licenças legais, as coletas realizadas pela Simpress na CNC são enviadas aos parceiros para a devida descaracterização, destruição e destinação final de forma ambiental e socialmente correta.

• Desde 2017 a CNC aderiu ao Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas da TerraCycle, e todas as esponjas de limpeza utilizadas nas copas são enviadas para o processo. As copeiras, os garçons e o encarregado da equipe de limpeza e conservação são agentes diretos da ação de reciclagem. Em 2022, foram acondicionadas para a logística reversa da TerraCycle 246 unidades de esponjas em Brasília e 110 esponjas no Rio de Janeiro. Os materiais coletados passam pelo processo de reciclagem, que inclui uma série de procedimentos, como separação, moagem, micronização e extrusão. Os resíduos são transformados em uma nova matéria-prima, chamada Pellet, que é vendida e utilizada para a produção de outros objetos, como bancos, lixeiras etc.

• Desde 2016, a CNC disponibiliza um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) para coleta do óleo de cozinha usado pelos colaboradores como responsabilidade socioambiental. Cada litro de óleo descartado de forma incorreta pode contaminar milhares de litros d’água. Em troca, os colaboradores recebem produtos de limpeza. No ano de 2022 foram destinados corretamente 26 litros de óleo de cozinha.

 

   

• Com o lançamento do Guia de Aquisições Sustentáveis CNC-Sesc-Senac, realizado em maio, e a capacitação dos compradores da CNC no assunto feita em abril, foi incluído, em parceria com a TI, entre 2021 e 2022, um campo para preenchimento de práticas sustentáveis no sistema de cadastro de fornecedores. Esse é o primeiro passo de um trabalho que sequencialmente terá desdobramentos.

• Em parceria com a Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP), passou a ser utilizada a ferramenta de cálculo de emissão de CO2 das passagens aéreas da CNC. Assim, será possível realizar o inventário de emissão de dióxido de carbono advindo das passagens aéreas corporativas, possibilitando mapear por ação, projeto ou evento o impacto ambiental do deslocamento aéreo. De janeiro a dezembro de 2022, a CNC emitiu o total de 47.509.032 kg de CO2 com as passagens aéreas corporativas.

• Construção da sala de amamentação para proporcionar às colaboradoras, novas mães, a inclusão social necessária para retirada do leite materno após o retorno da licença maternidade. As ações da CNC em saúde da gestante e demais benefícios para o período da chegada do bebê nas famílias foram compilados no Programa Bebê CNC, por meio de uma cartilha explicativa.

 

• Em junho, a partir do trabalho realizado pela Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP) da CNC, foi efetuada a baixa de 70 bens patrimoniais, realizada pelo Patrimônio ‒ GSP/RJ. Os materiais tiveram um destino consciente no pós-consumo e foram encaminhados para reciclagem junto à Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis (Coopama), parceira do Ecos.

• A partir de 2021, em parceria com a Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Geti), foi criado o dashboard com a compilação de ações, iniciativas e projetos, além de ações de melhoria, operacionalizadas pela TI, que contribuíram de forma positiva para critérios ambientais, sociais e de governança. O objetivo é evidenciar os critérios ambientais, sociais e de governança atrelados às atividades de mudanças de processos ligados a otimização de recursos e digitalização, promovendo a percepção de valor da sustentabilidade de forma transversal. No ano de 2022 não foi possível realizar o levantamento.

• Desde 2020, com a pandemia, o processo de implantação do Programa Ecos nas Federações passou a ser totalmente digital. Com isso, as viagens a trabalho, realizadas nas fases de capacitação e planejamento, foram transformadas em atendimentos virtuais, via Teams. Sendo assim, foi realizada a mitigação desse impacto ambiental atrelado às viagens corporativas.

Indicadores de desempenho socioambiental

Os indicadores de desempenho medem os resultados da atuação do Ecos e de outras áreas que contribuem para a temática socioambiental.

Número de iniciativas de incentivo realizadas em prol do incremento da gestão ambiental na entidade
2022

15

Parâmetro

  • Alto: 7-10
  • Médio: 4-6
  • Baixo: 1-3

– Desligamento das geladeiras nos fins de semana;
– Troca dos equipamentos de ar-condicionado;
– Mudança gradual das lâmpadas fluorescentes para LED;
– Arejadores nas torneiras;
– Maior intervalo de tempo na lavagem das garagens;
– Substituição do uso de mangueiras por máquinas de pulverização de água;
– Instalação gradual de vasos sanitários e mictórios com sensor de movimento;
– Logística reversa de toners;
– Logística reversa de esponjas;
– Logística reversa de lâmpadas;
– Descarte correto de cartuchos;
– Descarte correto de resíduos de saúde;
– Coleta seletiva solidária (separação de materiais recicláveis e não recicláveis e envio para cooperativa);
– Ponto de entrega voluntária de óleo vegetal;
– Certificado de TI Verde ‒ Neutralização da Emissão de Carbono no Uso de Equipamentos Ativados pela Microcity.

Índice de relação dos impactos diagnosticados na Matriz AIA
2022
Resultado: Não foi mensurado no exercício de 2022
  • Os principais aspectos e impactos ambientais relacionados às atividades da CNC se relacionam com o uso de energia, água e papel. Sendo assim, eles já estão sendo tratados em outras atividades.
Número de ações integradas realizadas entre as organizações do Sistema Comércio (CNC - Federação - Sesc - Senac)
2022

10

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 1-2

– Produção da política de sustentabilidade CNC-Sesc-Senac;
– Lançamento do Guia de Aquisições Sustentáveis;
– Desenvolvimento do Guia de Eventos Sustentáveis;
– Participação, com o Sesc, na Conferência Internacional “Communicating Sustainability”;
– Implantação do Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Amapá;
– Implantação do Ecos na Fecomércio e Senac em São Paulo;
– Implantação do Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac em Santa Catarina;
– Workshop de atualização do Ecos ‒ Programa de Sustentabilidade no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac no Mato Grosso do Sul;
– Capacitação da gestão do Programa Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac na Paraíba;
– Lançamento do Programa Ecos no Sistema Fecomércio-Sesc-Senac na Paraíba.

Percentual de aquisições realizadas com base em Critérios Sustentáveis
Não foi mensurado no exercício de 2022.

O Guia para Aquisições Sustentáveis foi lançado em 2022, no entanto, ainda sem mecanismo de mensuração. Entretanto, sabe-se que a aquisição de resma de papel A3 e A4 tem Certificação FSC e Rainforest Alliance, assim como os envelopes.

Número de ações de cunho educacional voltadas para à sensibilização, conhecimento e habilidades necessárias à sustentabilidade
2022

6

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 0-1

– Produção do Relatório Ecos 2021;

– Produção de matérias na CNC Notícias;

– Produção de matérias para o Jornal i!;

– Produção de conteúdo para Redes Sociais;

– Treinamento em sustentabilidade para as Federações;

– Treinamento em coleta seletiva para empresas do serviço de limpeza.

Número de técnicas eco eficientes implantadas na infraestrutura de Unidades e/ou Sede
2022

2

Parâmetro

  • Alto: 7-10
  • Médio: 4-6
  • Baixo: 1-3

1 – Aproveitamento de Água (Sistema de aproveitamento de água da chuva): Não se aplica.

2 – Uso de Materiais Naturais e Reciclados: Se aplica.

3 – Integração de Técnicas Bioclimáticas: Não se aplica.

4 – Tratamento dos Resíduos e Política dos 3 Rs: Se aplica.

5 – Geração de Energia: Não se aplica.

6 – Integração da Vegetação: Não se aplica.

Número de técnicas eco eficientes implantadas na infraestrutura de Unidades e/ou Sede
2022

<1

Parâmetro

  • Segurança: < 1
  • Atenção: = 1
  • Risco: > 1

Em 2022, o consumo de energia e água foi um pouco maior do que em 2021, mas ainda estamos num parâmetro de segurança.

– Consumo de Água em Litros = 0,02

– Consumo de Energia em kwh = 0,40

– Gasto de Água = 0,51

– Gasto de Energia = 0,31

Percentual de Unidades e/ou Sede que utilizam fontes de energias renováveis ou menos poluentes
2022
Ainda não há unidades e/ou sedes que utilizem fontes de energias renováveis.

Fase de planejamento do Projeto Aton ‒ construção de usinas fotovoltaicas para atender em 100% do consumo de energia, em 2024, da CNC, Sesc e Senac (Unidades Nacionais e Regionais).

Cronograma de ações:

2022 – Contratação das empresas parceiras para a construção das Usinas/Início da Estruturação

2023 – Início/Finalização das obras

2024 – Plena Operação

Número de Unidades e/ou Sede com PGRS implantado
2022

100%

PGRS implantados na CNC/DF e CNC/RJ.

A CNC/DF e o Ed.CNC têm PGRS implantados e estão atualizados e revisados.

A CNC/RJ tem PGRS implantado; a finalização da revisão de 2022 será no exercício 2023.

Número de ações sociais e de voluntariado convergentes aos temas "paz social" e "solidariedade"
2022

4

Parâmetro

  • Alto: 4-5
  • Médio: 2-3
  • Baixo: 1-2

– Planejamento do Programa Bebê CNC;

– Doação de Bens Patrimoniais baixados;

– Campanha “Gentileza faz um Natal mais Solidário”

– Campanha das chuvas “Todos por Petrópolis”

Número de indicadores de desempenho monitorados
2022

10

Parâmetro

  • Alto: 8-11
  • Médio: 4-7
  • Baixo: 0-3

Atualmente todos os indicadores estão sendo monitorados.

Indicadores de consumo

Desde 2011, os indicadores relacionados ao consumo dos recursos hídricos, energéticos e outros vêm sendo acompanhados. Com isso, é possível verificar o compilado do consumo dos últimos três anos e a análise do ano de 2022.

Partindo da máxima de que “não se gerencia o que não se conhece”, os indicadores têm a finalidade de medir sistematicamente o desempenho da sustentabilidade no que diz respeito à utilização dos recursos naturais e financeiros, facilitando a análise dos resultados e as possíveis tomadas de decisão das respectivas áreas responsáveis pela gestão desses recursos.

Água

Consumo de água CNC/DF (Litros x Ano)

2019 - 3.583.000
2020 - 2.941.000
2021 - 2.748.000
2022 - 3.909.000

Consumo de água CNC/RJ (Litros x Ano)

2019 - 4.036.000
2020 - 4.552.000
2021 - 4.929.000
2022 - 3.652.000

Consumo de água total (Litros x Ano)

2019 - 7.619.000
2020 - 7.493.000
2021 - 7.677.000
2022 - 7.561.000

Em 2022, o consumo de água teve queda de 2%, se comparado a 2021. Essa queda pode estar atrelada ao período de trabalho remoto realizado em 2021. Entretanto, em relação à parte financeira, o aumento foi de 51% no gasto com água, registrando a diferença de R$ 119.516, se comparado a igual período.

Se comparados os números de 2019 e 2022, anos em que o trabalho foi presencial, houve aumento de 1% no consumo de água. Levando, em relação à parte econômica, o gasto com água a avançar 25%, representando a diferença de R$ 71.523.

Energia

Consumo de energia CNC/DF (Kwh x Ano)

2019 - 192.020
2020 - 107.020
2021 - 138.550
2022 - 351.991

Consumo de energia CNC/RJ (KwhxAno)

2019 - 1.275.761
2020 - 685.676
2021 - 742.110
2022 - 881.915

Consumo de energia total (Kwh x Ano)

2019 - 1.467.781
2020 - 792.696
2021 - 880.660
2022 - 1.233.906

Em 2022, o consumo de energia teve um aumento de 40% em relação ao ano de 2021. Esse aumento pode estar atrelado ao período de trabalho remoto realizado em 2021. Já em relação à parte financeira, o aumento foi de 31%, registrando a diferença de R$ 315.954 em relação ao ano anterior.

Se comparados os números dos anos 2019 e 2022, quando o trabalho foi presencial, houve redução de 16% no consumo de energia. Ademais, em relação à parte econômica, o gasto com energia teve queda de 3%, representando a diferença de R$ 43.049.

Copos descartáveis

Consumo de copos CNC/DF (Unidades x Ano)

2019 - 51.900
2020 - 3.100
2021 - 3.200
2022 - 11.100

Consumo de copos CNC/RJ (Unidades x Ano)

2019 - 222.400
2020 - 14.700
2021 - 13.025
2022 - 55.100

Consumo de copos total (Unidades x Ano)

2019 - 274.300
2020 - 17.800
2021 - 16.225
2022 - 66.200

Em 2022, o consumo de copos descartáveis teve aumento de 308% em relação ao ano de 2021. Esse aumento pode estar atrelado ao período de trabalho remoto realizado em 2021. Na parte financeira registrou-se um aumento de 337%, totalizando a diferença de R$ 4.965.

Se comparados os números de 2019 e 2022, anos em que o trabalho foi presencial, houve redução de 72% no consumo de copos descartáveis. Em relação à parte econômica, o gasto com copos teve baixa de 41%, representando a diferença de R$ 4.568,49.

Papel Toalha Folhas

Consumo de papel-toalha CNC/DF (Folhas x Ano)

2019 - 353.100
2020 - 165.516
2021 - 146.792
2022 - 331.032

Consumo de papel-toalha CNC/RJ (Folhas x Ano)

2019 - 2.018.000
2020 - 162.600
2021 - 254.000
2022 - 262.000

Consumo de papel-toalha Total (Folhas x Ano)

2019 - 2.273.100
2020 - 330.136
2021 - 402.813
2021 - 595.054

No ano de 2022, o consumo registrou aumento de 48% em relação a 2021. Já em relação à parte financeira, registrou-se aumento de 63%, representando a diferença de R$ 17.195. No entanto, esse aumento pode estar atrelado ao período de trabalho remoto realizado em 2021 e considera-se que o consumo de papel toalha segue em queda nos últimos anos com a troca do dispenser.

Tanto que, se comparados os números de 2019 e 2022, anos em que o trabalho foi presencial, houve redução de 75% no consumo de papel toalha. Em relação à parte econômica, o gasto com papel toalha teve baixa de 32%, representando a diferença de R$ 21.091,99.

Papel A4

Consumo de papel A4 CNC/DF (Folhas x Ano)

2019 - 289.000
2020 - 51.500
2021 - 5.500
2022 - 83.500

Consumo de papel A4 CNC/RJ (Folhas x Ano)

2019 - 868.000
2020 - 207.500
2021 - 181.500
2022 - 262.500

Consumo de papel A4 total (Folhas x Ano)

2019 - 1.157.000
2020 - 259.000
2021 - 187.000
2022 - 346.000

Em 2022, o consumo de papel teve aumento de 85% em relação ao ano de 2021. Esse aumento pode estar atrelado ao período de trabalho remoto realizado em 2021. Na parte financeira registrou-se aumento de 139%, totalizando a diferença de R$ 9.184.

Se comparados os números de 2019 e 2022, anos em que o trabalho foi presencial, houve redução de 70% no consumo de papel A4. Em relação à parte econômica, o gasto com papéis teve baixa de 61%, representando a diferença de R$ 24.945.

Relatório de impressões

As impressões de 2022 registraram aumento de 39,91% em relação ao ano anterior. Esse aumento pode estar atrelado ao período de trabalho remoto realizado em 2021.

As funcionalidades de impressão que presam pela sustentabilidade: padrão de impressão frente e verso, impressão rápida com baixa qualidade (modo preto e branco) e maior capacidade de produção por quantidade de toner.

Conheça as principais reduções de impressões em 2022. As atividades e os procedimentos das áreas influenciam nessa quantidade.

-
0
%

Gerência de Planejamento (Geplan)

-
0
%

Gerência de Documentação da Informação (GDI)

-
0
%

Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP)

-
0
%

Consultoria Jurídica da Presidência (CJP)

-
0
%

Diretoria de Economia e Inovação (Dein)

-
0
%

Gabinete Presidente de Honra (GPH)

Coleta seletiva e descartes

Desde 2012, todo o resíduo gerado na CNC é separado pela coleta seletiva solidária, além de ser realizado o descarte ambientalmente correto dos resíduos de saúde, de lâmpadas, pilhas, baterias, cartuchos e a logística reversa de toner e esponjas. Como incentivo à educação socioambiental, a CNC disponibiliza um ponto de entrega voluntária de óleo de cozinha para o descarte correto dos colaboradores.

A partir do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), atendendo à Política Nacional de Gestão de Resíduos Sólidos (PNRS), os materiais da coleta seletiva são separados de forma binária em recicláveis e não recicláveis e administrados pela Gerência de Serviços e Instalações (GSI). Os materiais recicláveis são doados às cooperativas de catadores de materiais recicláveis parceiras da CNC. Todo o material doado é revendido às indústrias recicladoras, gerando estímulo à reciclagem e renda para as famílias dos cooperativados. Conheça os resultados:

No Rio de Janeiro, a coleta seletiva solidária de 2022 registrou o envio de

0
Kg

de materiais recicláveis para a cooperativa de catadores Coopama, revertidos como renda para as famílias cooperativadas em

R$
0

Em Brasília, a coleta seletiva solitária de 2022 registrou o envio de

0
Kg

de materiais recicláveis para a Cooperativa de Catadores Renascer, revertidos como renda para as famílias cooperativadas em

R$
0

Resíduos de Saúde (Kg)

Os resíduos de saúde gerados a partir das atividades nos consultórios médicos e odontológicos são descartados de forma ambientalmente correta. Em 2022, registou-se o descarte correto de cerca de

0
Kg

entre Rio de Janeiro e Brasília. Todo o material é acondicionado no Descarpack até ser recolhido por empresa especializada.

Fonte: Gerência de Serviços e Instalações (GSI)

Descartes ambientalmente corretos

Cartucho

Em 2022, a CNC Brasília descartou

30 unidades de cartuchos.

No Rio de Janeiro,

dez cartuchos

foram descartados pelo programa de logística reversa da HP.

Fonte: Gerência de Suprimentos e Patrimônio (GSP)

Toner

Em 2022, o Programa da Logística Reversa de Toner Simpress recebeu

225 unidaded

da CNC.

Fonte: Gerência Executiva de Tecnologia da Informação (Geti)

Pilhas

Em 2022, a CNC Brasília realizou o descarte correto de

4,7 kg de pilhas

utilizadas nos controles de ar-condicionado e de videoconferência, microfones, TVs, decodificadores, lanternas e passadores de slide. O descarte é realizado a partir de uma parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI). Na CNC Rio de Janeiro, foi realizado o descarte correto de

20 kg de pilhas

com empresa especializada.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

Baterias

Em nossas atividades de escritório identifica-se o uso de baterias nos nobreaks dos computadores e em algumas impressoras da reprografia. Em 2022, não houve necessidade de descarte desse tipo de material na CNC Brasília e no Rio de Janeiro.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

Lâmpadas

A partir de outubro de 2015, a CNC Brasília passou, de forma gradual, a substituir as lâmpadas fluorescentes queimadas por lâmpadas de LED. No ano de 2021, foram

244 trocas

.

A partir de 2016, começou a ser realizado o descarte ambientalmente correto das lâmpadas fluorescentes. Em 2021, as lâmpadas das áreas exclusivas da CNC foram armazenadas, sendo encaminhadas para o Condomínio do Edifício CNC, responsável pela contratação da empresa DMS Recicláveis e Serviços Ambientais.

Na CNC Rio de Janeiro, em 2022,

600 lâmpadas fluorescentes

foram descartadas de forma ambientalmente correta pela empresa Koleta Ambiental. Vale destacar que as lâmpadas são substituídas de formal gradual por lâmpadas de LED, que consomem menos energia e são mais duráveis.

Fonte: Gerência de Serviços e Infraestrutura (GSI)

Indicadores sociais

Investimentos em Desenvolvimento Educacional dos Empregados

Ao investir na educação de seus colaboradores, a CNC investe no pilar social da sustentabilidade, já que espera-se que esse investimento retorne ao negócio em forma de desenvolvendo e preparação para lidar com o futuro. Exemplos do que pode ser gerado: aumento da produtividade e da capacidade analítica, inovações, cooperação para uma visão sistêmica, novos modelos de negócio e de gestão, novos projetos e melhoria de processos. No ano de 2022, a CNC registrou 19.889 horas de investimento em treinamento e capacitação dos colaboradores (entre Rio de Janeiro e Brasília), uma média de 84 horas de treinamento por colaborador.

Proporção de Homens e Mulheres no Quadro Funcional e de Mulheres na Liderança

Relacionado ao pilar social da sustentabilidade, a mensuração do percentual de homens e mulheres no quadro funcional e do percentual de mulheres nos cargos de liderança se relaciona a promoção e inclusão feminina no ambiente organizacional das empresas. Identifica-se que a CNC não tem uma disparidade entre o percentual de homens e mulheres no quadro funcional nos últimos oito anos. Quanto ao percentual de mulheres na liderança, o dado é apresentado pela primeira vez em 2020, e mostra que nos últimos três anos a CNC aumentou o percentual de mulheres nos cargos de liderança. No ano de 2022, a proporção entre homens e mulheres em cargos de liderança é de 45% dos cargos de liderança ocupados por mulheres.

Fonte: Gerência Executiva de Recursos Humanos (GERH)

Resultado financeiro

Resultado financeiro atrelado a princípios da sustentabilidade

A sustentabilidade corporativa consiste em um conjunto de ações, iniciativas e projetos que tem o objetivo de gerar eficiência no uso dos recursos, assegurando a sustentabilidade do negócio no médio e longo prazos, ao mesmo tempo que promove a equidade social e a redução dos danos ao meio ambiente.

Sendo assim, o resultado financeiro consiste em uma estimativa do valor total investido no Programa Ecos vis-à-vis o total economizado, por meio de ações, iniciativas ou projetos ecoeficientes e conversas de conscientização, sensibilização e ações de engajamento para o uso parcimonioso dos recursos. Além disso, como a sustentabilidade está nas áreas, ações, iniciativas e projetos de diversos setores, influencia positivamente nos resultados.

No ano de 2022, retornou-se ao trabalho presencial, e isso representou um aumento nos indicadores financeiros atrelados ao consumo de energia, água, papéis e outros itens em relação ao ano de 2021, quando estávamos em trabalho remoto. Contudo, se compararmos os indicadores de consumo do período de 2019 e 2022, anos em que o trabalho foi presencial, temos uma redução de todos os indicadores de consumo. Na parte financeira, as quedas ficaram evidentes, exceto no gasto com água.

Para o cálculo do exercício de 2022,  consideraram-se como referência os valores reais gastos pela instituição com a aquisição dos referidos recursos, tais como: consumo de energia, água, papel A4, papel toalha e copos descartáveis. No entanto, para comparação foi utilizado, na base de cálculo, o ano de 2019, visto que o ano de 2021 foi atípico, em função da pandemia de Covid-19 e da adoção do trabalho remoto. Confira os números abaixo:

Total da economia gerada:

R$
0

Gastos a serem avaliados:

R$
0

Investimentos do Ecos – Programa de Sustentabilidade

R$
0
Aquisição da ferramenta de boas práticas ambientais (sacola reutilizável, caneca reutilizável, copo reutilizável, pin do Ecos)
R$
0
Envio das ferramentas de boas práticas ambientais
R$
0
Aquisição de itens para sala de amamentação

Total do investimento:

R$
0

Relatórios anteriores